No último dia 20/07 foi comemorado o Dia do Amigo em todo o mundo. No Brasil, a data ainda não tem muito destaque e, por isso, praticamente inexistem ações promocionais focadas no tema. No entanto, na Argentina, a situação é outra. O fato do dia ser considerado importante, principalmente pelos jovens, a Coca-Cola realizou neste país uma ação de marketing promocional.
A data especial fez a Coca-Cola apostar em uma nova versão da Máquina da Felicidade, ação que dava “felicidade” para quem comprava uma latinha do produto em uma máquina localizada numa universidade norte-americana. Tal alegria vinha em forma de duas latas ao invés de uma, ou até mesmo em um sanduíche de metro que saía da máquina e também flores.
Na ação promocional realizada na Argentina pela Agência Ogilvy, o objetivo era estreitar os laços de amizade e oferecer duas latas de Coca-Cola pelo preço de uma. Para forçar a união entre os amigos, a máquina foi colocada a uma altura de 3,5 metros, na qual poderia ser alcançada se uma pessoa contasse com ajuda da outra. Ou seja, somente unidos, os amigos conseguiriam obter o produto.
A promoção ocorreu nas redes de cinema Cinemark, e a criação foi da dupla Nicolás Vara e Ignacio Flotta, sob direção criativa de Gastón Bigio.