A menos de um mês do Dia dos Namorados, homens e mulheres reúnem-se, pelo segundo ano consecutivo, em locais públicos para “protestar” contra a dificuldade de encontrar sua cara metade. O Movimento dos Sem Namorados, que atraiu mais de 3,5 mil pessoas no ano passado, espera para esta edição seis mil participantes.
De acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado em 2000, existem mais de 74 milhões de solteiros no País. A fim de mudar essa realidade, o ParPerfeito – maior site de relacionamento do Brasil -, promove mais um evento para agrupar pessoas com um objetivo comum: “protestar” por estarem sozinhos de uma forma simples e bem-humorada.
Em São Paulo, o “Movimento dos Sem Namorados” está programado para sábado (29/05) de maio, no Parque do Ibirapuera. A concentração acontece na Arena de Eventos (próxima ao Portão 10), às 14hs, e a animação ficará por conta de músicos, que tocarão marchinhas de Carnaval e baladas de amor. Já no Rio de Janeiro, a passeata será domingo (30/05), na Praia de Ipanema. Os participantes se reúnem, às 14hs, no Posto 12, e seguirão em direção ao Posto 9, também acompanhados pela animação da banda.
“Depois do sucesso do último ano, nossa expectativa é receber ainda mais gente. Além de unir homens e mulheres pela mesma causa, o Movimento é uma maneira divertida de chamar a atenção da população para a quantidade de pessoas bacanas que não encontram um companheiro com o perfil desejado”, explica Claudio Gandelman, presidente do Match Latam, grupo detentor do ParPerfeito.
Além do site, a iniciativa é divulgada por mídias sociais e já coleciona seguidores no Twitter, Facebook e Orkut. As ações virais também contam com banners em sites.
“É importante as pessoas solteiras notarem que não estão sozinhas na batalha para encontrar alguém. Nosso objetivo principal é mostrar que, para cada um que está só, existe um par. E como temos milhões de solteiros no Brasil, quem participa do “Movimento dos Sem Namorados”, ao vivo ou pela internet, tem grandes chances de encontrar alguém”, completa o executivo.
Em 2009, o portal da iniciativa recebeu mais de 25 mil cadastros nos primeiros dez dias em que esteve no ar. Comunidades foram criadas no Orkut e no Twitter, gerando um marketing viral que impulsionou mais de 100 mil registros no Google, em páginas do Brasil, nos três dias posteriores à ação apenas para a frase exata “Movimento dos sem namorados”.
Este ano, a organização providenciou cartazes, balões, faixas e camisetas para apoiarem as passeatas e disponibilizou, no site do evento, um manual para que pessoas de outras cidades possam organizar seus próprios movimentos.
Promoção
Os usuários do ParPerfeito que aderirem ao movimento e internautas que se cadastrarem no portal, poderão participar do concurso cultural “Eu mereço um ParPerfeito”. As três melhores frases para a pergunta: “Por que você merece um namorado(a) perfeito(a)?” ganharão prêmios, de acordo com a classificação. O primeiro lugar leva um Netbook Samsung com webcam integrada; o segundo, um iPod Touch 8GB e o terceiro lugar, uma Câmera Digital Samsung.