A Refinaria Promocional, tradicional estrutura promo do Paraná, inicia uma nova fase visando o atendimento das demandas que chegam na agência. Atenta às transformações que cercam a atividade promocional a Refinaria passou por mudanças operacionais internas e repaginou sua imagem e conceito para enfrentar estes novos tempos. Conversamos com Mário Nicolau, fundador da Refinaria, sobre o movimento que está acontecendo em torno da agência e do mercado e o novo posicionamento “all line”.
Promoview – Nicolau, quem acompanha o mercado promo sabe que várias agências “exclusivas” de marketing promocional já fecharam suas portas nestes últimos anos. A Refinaria Promocional, uma das mais tradicionais do Sul do País, continua firme e está mudando? Por que Refinaria ilimitada?
Mário Nicolau: A Refinaria ilimitada é a evolução da agência de marketing promocional que criamos há 12 anos em Curitiba. Somos uma das primeiras agências exclusivamente promo do Estado, e hoje entendemos o promo como uma dinâmica de marketing além de uma ou duas disciplinas. O meio digital, tão comentado tecnicamente como ‘on-line’, juntou-se ao chamado ‘off-line’ e, do ponto de vista de comunicação, não podem ser tratados separadamente. Cada um não sobrevive sozinho. Surgiu uma nova expressão ou definição, o ‘all-line’.
Promoview – O “all-line” é a convergência de todas as mídias? O que muda com essa nova postura?
Mário Nicolau: Não só de todas as mídias como um integrador de ferramentas e técnicas. Não se podem dissociar meios, veículos e disciplinas integralmente. A comunicação é um organismo vivo e o digital transformou a forma como percebemos e fazemos a promo. Dessa forma a “Refinaria ilimitada” é isso mesmo: on-line mais off-line, e essa fusão são serviços de marketing. Temos dois pés bem enfiados na promo, mas uma cabeça no digital, um ouvido na rádio, o outro na TV, e o corpo naquelas disciplinas ou modalidades que fazemos o dia inteiro: marketing direto, digital, eventos, relacionamento, fidelização, incentivo, feira, PDV, endomarketing, premiação, mobile, etc etc etc. É a “Refinaria ilimitada”. Mais do mesmo em várias frentes.
Promoview – Por que houve necessidade de mudar?
Mário Nicolau: Clientes não compram mais mídia. Agências não vendem mais criação. Em promo isso ainda é mais confuso. No início de carreira, costumava dizer que quem tem churrasqueira em casa se achava profissional de promoção. Em promo, as ações parecem mais simples e por isso mesmo o universo corporativo compra ou contrata estacionamento terceirizado e ao mesmo tempo criação e planejamento. Estamos no mesmo balaio. Por isso a mudança: seja mais completo, mais específico em mais meios, disciplinas e ferramentas. Mudamos porque a promo cresceu. O tamanho da churrasqueira aumentou, os convidados idem e o cardápio tem que melhorar.
Promoview – Qual a perspectiva para a Refinaria ilimitada?
Mário Nicolau: Montamos um time de malucos digitais, juntamos com a turminha do off-line. Há meses estamos reestruturando a equipe. Trocamos 60% da equipe. Oxigenamos. Temos uma equipe “all-line”. Criamos produtos digitais (mobile e on-line) bem legais pro varejo (off-line), refizemos vários caminhos do nosso core business. Em suma as perspectivas são, no mínimo, excitantes. Somos ilimitados!