Uma ONG de vigilância nutricional anunciou na última terça-feira (22/06), que irá processar o McDonald’s nos Estados Unidos caso a rede não pare de comercializar os brinquedos que acompanham o “McLanche Feliz“, destinados ao público infantil. A informação é do portal CNNMoney.
Em comunicado oficial, a instituição Center for Science in the Public Interest (CSPI, Centro para a Ciência Voltada ao Interesse Público, na tradução do inglês), afirma que os brindes promocionais induzem as crianças a hábitos alimentares ainda piores, expondo-as a riscos elevados de obesidade e diabetes. “O McDonald’s é o estranho no playground oferecendo doce às crianças”, declarou Stephen Gardner, representante da CSPI.
A ONG argumenta que a venda dos produtos, juntamente aos sanduíches, viola os códigos de defesa de quatro Estados americanos, além do distrito de Columbia, e dá 30 dias para que a rede de fast food interrompa sua comercialização, caso queira evitar um processo.
Em nota, o McDonald’s afirmou que a ação é “uma má interpretação dos produtos e práticas comerciais” da empresa. “O McDonald’s está comprometido com uma abordagem responsável em seus menus”, afirmaram, mencionando o fato de que a empresa nunca ofereceu “tanta variedade em seus cardápios”.
De acordo com a CNN Money, as companhias de fast fod teriam gasto mais de US$ 520 milhões na propaganda de brinquedos vinculados a refeições infantis, conforme dados da Federal Trade Commission.