A prova de que caminhamos para uma integração ainda maior das disciplinas de comunicação e marketing, veio no dia 21/06, da boca dos jurados brasileiros com quem o Promoview conversou. Marcos Lacerda contou que até o júri de promo questionava se algumas ações supercriativas eram mesmo promo ou não. Rosana Monteiro bateu forte na tecla da comunicação integrada, como a maneira de desenvolvermos o marketing e todas as suas possibilidades, especialmente quando falamos de agências e profissionais de RP.
Pablo Alzugaray, presidente do júri de Direct, encerrou o dia na cerimônia de premiação com o que nos pareceu ser consenso em Cannes 2010, com relação à pergunta-título deste post afirmando que “nós, Promo, PR e Direct, somos o DNA da comunicação”. É assim que estão sendo vistas as áreas que chegam direto no coração dos públicos, evocando emoções por meio da experiência.
É interessante notar essa integração nos espaços e lounges de Cannes, a grande vantagem de participar de um festival desta magnitude. É uma experiência à parte a convivência com todas as disciplinas da comunicação realizadas nos mais diversos cantos do mundo, com os mais diferentes tipos de visões, aceitações e, até mesmo, preconceitos.
Um dos espaços onde a diversidade se reuniu em Cannes foi no lounge da Microsoft, dentro do Palais, com internet gratuita e distribuição de croissants e pain au chocolat todos os dias. Um espaço para relaxar entre uma palestra e outra, ver o Mar Mediterrâneo, que muitas vezes dentro do auditório nem lembramos que existe, trocar cartões de visita com outros participantes… No espaço da Microsoft tudo foi relacionamento.
No rez-de-chaussee (térreo) do Palais, o estande da Folha de São Paulo e da Record ocupou boa parte do lado direito do espaço, ao lado do MM Online e em frente à Abedesign: presença brasileira, sem dúvida, foi a mais forte na área de maior circulação do Festival. Nenhum outro patrocinador lusófono marcou presença ali, havia apenas o espaço Tuga Beach na Plage Royale, onde alguns convidados (entre eles nós!) podiam trabalhar à beira-mar, tomar champagne e comer Pastéis de Belém entre outras indulgências…
Com o brilhante trabalho apresentado pelos belgas da Studio Brussels, chamado Eternal Moonwalk, eu termino este post. O trabalho ganhou Ouro em Direct, teve a participação de mais de 15 mil pessoas do mundo todo e também deixou a dúvida: é Direct, mas não deveria ser Digital? Independente da categoria, acredito que é um trabalho que ilustra bem a atuação da comunicação e do marketing hoje em dia: ações, ferramentas e atitudes criadas em ambientes diferentes, que devem acontecer num mesmo passo, porém cada uma a seu jeito. O caminho não tem fim, e é o mesmo para todos, mas a forma como caminhamos e como integramos essa caminhada com as outras disciplinas é que faz a diferença para o público e, principalmente, para o cliente.
Para finalizar quero agradecer o apoio das agências brasileiras de marketing promocional Zicard, Biruta, Refinaria ilimitada, Mazah e Plural Promo, que tornaram possível esta cobertura.