A Adidas, integrante do time de parceiros globais da Fifa, colocou em prática no dia de ontem (30/06), uma ação de responsabilidade social por meio de um leilão global via Ebay, que contém 32 pinturas dos principais craques de cada seleção da Copa de 2010 assinadas por algumas das celebridades africanas das artes plásticas.
Toda a renda arrecada com os quadros, inclusive as comissões que o site de leilões cobra, será revertida para a fundação 46664, ONG criada por Nelson Mandela para desenvolver ações sociais na África do Sul e batizada em homenagem ao número da cela mais famosa em que o líder africano ficou preso por 27 anos por sua luta contra o Apartheid. As peças podem ser acessadas a partir do link, onde será possível dar lances até o próximo dia 12/07.
Também estarão disponíveis pinturas de alguns craques de Copas passadas como do francês Zinedine Zidane e do alemão Oliver Kahn, ambos patrocinados pela Adidas e que autografaram suas respectivas pinturas. Uma delas mostra também Mandela, o maior responsável pelo fim do Apartheid, chutando uma bola cercado por crianças, reproduzindo uma de suas fotos mais famosas. “Ele entendia como poucos a força que o esporte tem para unir as pessoas”, disse o holandês Thomas van Schaik, diretor mundial de relações públicas da Adidas e que conduziu a apresentação das telas, expostas no Sandton Convention Center, no centro de Johanesburgo.
Kaka é o representante brasileiro da coleção, onde também há uma tela pintada dias depois, reproduzindo o lance em que dá passe a Luís Fabiano, no primeiro gol contra a Costa do Marfim, em 20/06.