Experiência de Marca

PepsiCo do Brasil lança primeiro display 100 % reciclado

A PepsiCo, fabricante dos produtos Elma Chips, Quaker e Pepsi, entre outros, acaba de desenvolver o primeiro display de produtos para ponto de venda (PDV) 100 % reciclado. Não há notícia de iniciativa similar em qualquer parte do mundo. A novidade, criada para a exposição de produtos Elma Chips, é fabricada a partir do Bopp, película de polipropileno biorientada utilizada na confecção de embalagens de snacks, e de poliestireno, resina sintética reciclada.

A PepsiCo, fabricante dos produtos Elma Chips, Quaker e Pepsi, entre outros, acaba de desenvolver o primeiro display de produtos para ponto de venda (PDV) 100 % reciclado. Não há notícia de iniciativa similar em qualquer parte do mundo. A novidade, criada para a exposição de produtos Elma Chips, é fabricada a partir do Bopp, película de polipropileno biorientada utilizada na confecção de embalagens de snacks, e de poliestireno, resina sintética reciclada.

A estimativa é de que em 2010 sejam produzidos 20 mil displays 100% reciclados, montante equivalente a 20% do volume anual de displays adquiridos pela companhia.

O Bopp é utilizado para a construção de 95% da estrutura do expositor. Para a produção de cada unidade é material equivalente a 675 embalagens de salgadinhos. A nova empregabilidade do Bopp ajuda a desmistificar a crença de que se trata de um material não reciclável e prova sua versatilidade. As embalagens de snacks também podem ser reutilizadas na fabricação de vasos e de fraldas descartáveis, por exemplo.

Atualmente são encontrados no mercado três tipos de displays PepsiCo: o tradicional, o reciclado de garrafas PETs e o de Bopp. ESte último é o que tem menor custo de fabricação. Em média, um display de BOPP custa 8% menos que um display tradicional e 5% menos do que o display feito de PET.

Segundo Olivier Weber, presidente da Divisão de Alimentos da PepsiCo para a América do Sul, com o display de Bopp, o que antes era descartado virou matéria-prima para a empresa. “As embalagens de salgadinhos, consideradas resíduos de difícil reciclabilidade e tidas pela comunidade de catadores como material sem valor comercial, agora são transformadas em importante ferramenta para o ponto de venda”, completa o executivo.

A geração de empregos é outro aspecto importante do programa de reciclagem do Bopp. Na Clodam, recicladora que transforma as embalagens de snacks em resina, quem executa o trabalho são detentos em regime semiaberto. A iniciativa contribui para a inserção desses presidiários no mercado de trabalho. A PepsiCo está sendo precursora em iniciativa que serve de incentivo ao empresariado brasileiro. Prova disso é que já fomos procurados por mais três companhias que se inspiraram no display Bopp e já estudam projetos semelhantes no País dentro de suas respectivas áreas de atuação, conta o diretor comercial da Clodam, Ricardo Rogério.

Os displays Bopp da PepsiCo começam, aos poucos, a substituir os demais usados pela companhia para expor salgadinhos no PDV. Inicialmente, a novidade será utilizada apenas para snacks, pois sua estrutura foi desenvolvida para comportar o peso de pacotes de salgadinhos Elma Chips.

Segundo Alexandre Silveira, vice-presidente da Fábrica de Ideias, empresa que produz o display a partir da resina fabricada pela Clodam, a iniciativa está desmistificando o uso do Bopp. Silveira adverte que também é necessária uma mudança cultural, que passa por toda a cadeia do processo produtivo e chega até o consumidor final. O consumidor final deve entender que é preciso reciclar as embalagens de snacks. Também as cooperativas de reciclagem, que em geral não coletam as embalagens por desconhecerem a sua possibilidade de reaproveitamento, precisam ser educadas para este novo momento.

A PepsiCo vem, há muito tempo, dedicando esforços para tratar os resíduos pós-consumo. Em 2009, a empresa assinou acordo com a TerraCycle, empresa especializada na transformação de resíduos em bolsas, estojos e lancheiras. Além disso, a PepsiCo também produziu mais de dez mil displays reciclados para os pontos de venda utilizando PET e reaproveitadando embalagens cartonadas de TetraPak.  Soma-se a isso a preocupação em conscientizar consumidores a reciclar, bem como informar as cooperativas de catadores de lixo. Para isso, foram lançadas recentemente as Brigadas PepsiCo, que têm o objetivo de engajar os consumidores no processo de reciclagem de resíduos.  A meta para 2010 é ter por volta de quatro mil pessoas envolvidas no processo de coletiva seletiva por meio das brigadas. Para fazer parte ou mesmo criar sua Brigada, basta o consumidor se cadastrar no site.

Todas essas iniciativas estão ligadas à visão global da companhia, sintetizada no slogan Performance com Propósito (mais detalhes no fim deste release). Essa filosofia é baseada em três pilares, que são: Sustentabilidade Humana (melhora constante dos seus produtos), Sustentabilidade Ambiental (atuar em sintonia com a proteção ambiental) e Sustentabilidade de Talentos (ser uma das melhores empresas para se trabalhar).