O Twitter pretende lançar um dashboard (painel de controle) que funcionará como uma espécie de “analytics”, para ajudar os usuários a entender como as pessoas interagem com suas mensagens. Ross Hoffman, um dos desenvolvedores de negócios do Twitter, revelou a novidade durante o Sports Marketing Summit, quando disse que o microblog pretende lançar o serviço no último trimestre de 2010. Na época, Hoffman falou do analytics apenas no âmbito esportivo, mas o Mashable destaca que a novidade deve ser expandida para outros segmentos.
A equipe que trabalha no novo serviço está fazendo uso do Trendly, que o Twitter adquiriu em junho. Segundo Hoffman, esse analytics irá mostrar para os usuários como seus tuítes se espalham pela rede e quais pessoas influentes fazem uso deles.
Por mais que a solução ajude as empresas, não há previsão de como o Tiwtter conseguirá ganhar dinheiro com o serviço, já que ele provavelmente será disponibilizado gratuitamente. Mas a companhia, mesmo que não cobre pelo dashboard, pode criar uma versão pró dele – esta, sim, seria paga e destinada a empresas.
Outro ponto destacado pelo Mashable é que um serviço oficial do Twitter pode enfraquecer outras empresas que fazem esse controle – como Klout, Omniture e Twitalyzer. No entanto, como diz o Mashable, essa concorrência acontece até mesmo com a timeline do Twitter, que disputa com aplicativos como TweetDeck e Echofon.