Experiência de Marca

Google Street View estreia com ação promocional

O Google Street View já está disponível para os brasileiros. No dia de ontem (30/09), foi lançado oficialmente essa funcionalidade do Google Maps, que contempla 51 cidades. Mais de 150 mil quilômetros de vias foram percorridas e milhões de imagens foram processadas (isso nos Estados Unidos) para que os internautas daqui possam visualizar cenas de 360 graus em ruas de lugares como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e os históricos municípios mineiros de Congonhas, Mariana e Tiradentes.

O Google Street View já está disponível para os brasileiros. No dia de ontem (30/09), foi lançado oficialmente essa funcionalidade do Google Maps, que contempla 51 cidades. Mais de 150 mil quilômetros de vias foram percorridas e milhões de imagens foram processadas (isso nos Estados Unidos) para que os internautas daqui possam visualizar cenas de 360 graus em ruas de lugares como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e os históricos municípios mineiros de Congonhas, Mariana e Tiradentes.

Avenida Paulista no Google Street View.

Iniciado há cerca de um ano, o projeto teve como parceiro a Fiat, que cedeu 30 Stilos (conduzidos por 60 motoristas) nos quais foram montadas as estruturas tecnológicas responsáveis pela captação de imagens. Essa engenharia, importada dos Estados Unidos, foi complexa e necessitou do envolvimento dos profissionais da montadora.

“O Street View traz os mapas para um novo nível. Ele é uma plataforma de visualização, que conta também com as fotos dos usuários. Não é que estamos trabalhando exatamente um prazo, mas pensamos que ele irá atingir 90% das vias mapeadas no Brasil em dois anos”, afirma.

Flavia Simon, gerente de Marketing do Google Brasil, reforça as palavras de Quintela. “O Google Maps já é uma plataforma disponível para campanhas, para projetos de construção de marcas. Com o Street View, a gente pode incluir outros setores, como o turístico. Também pode ser interessante para concessionárias, bares e restaurantes. E outro segmento que pode usufruir bem dessa ferramenta é o mercado imobiliário”, explica.

Malu Antônio, gerente de Publicidade da Fiat, acrescenta: “A gente optou por fazer essa parceria com o Google porque inovação tem a ver com a Fiat. Em princípio, parece que entramos apenas para sermos os veículos. Mas nossa estratégia tem a ver com esse link de atributo de marca”.

Ação Promocional

O Google Street View conta com duas ações de marketing promocional especiais para ressaltar a chegada da funcionalidade no Brasil. Uma delas tem a ver com um recurso adicional do Street View: um triciclo montado para fazer o mesmo trabalho do carro, mas em regiões onde o acesso por automóvel não seja possível e por locais como praias, parques e estádios de futebol. Há dois triciclos disponíveis no momento, mas já foram pedidos mais dois para a sede do Google.

Foi criado, também, um hotsite para que os internautas possam fazer sugestões de lugares para onde os triciclos poderiam ir. Um concurso elegerá os “20 lugares imperdíveis”. As propostas podem ser enviadas até o dia 18/10, quando alguns locais serão apresentados.

Outra ação é o “Encontre o Pegman”, concurso para que as pessoas localizem o boneco amarelo que caracteriza os lugares no mapa onde o recurso Street View está disponível. Esse personagem dará dicas de onde se está por meio do Twitter (@googlebrasil) e do blog oficial da companhia. Quem o encontrar o boneco e mandar o link do Google Maps para um endereço que estará no hotsite irá concorrer a 20 smartphones equipados com o sistema Android.