O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em teleconferência, divulgou novas funcionalidades para a maior rede social do mundo. Entre as novas aplicações, Zuckerberg anunciou que novos aplicativos para Android (o sistema operacional do Google) e para iOS (do iPhone, iPod e iPad) virão com um login único, ou seja, para se conectar a aplicativos como o Zynga Poker, Flixter, Loopt, Yelp, Groupon e SCVNGR, o usuário poderá usar sua própria conta do Facebook. Os aplicativos ainda não estão disponíveis para o Brasil.
Para o Android, o sistema já está disponível. Para o iOS, da Apple, valerá a partir da atualização do sistema operacional para a versão 4.0, prevista para os próximos dias. A divulgação dessa nova funcionalidade já encontrou resistência por parte dos mais de seis mil participantes da teleconferência: muitos usuários criticaram, uma vez mais, a política de privacidade do Facebook. No caso dessa nova funcionalidade, basta se conectar ao Facebook para seguir conectado nos aplicativos acima citados.
Outra novidade anunciada é que a função Grupos, anunciada em outubro, estará disponível em breve também para iPhone e o Android, que já tem essa opção, passará a ter também a função Places, que usa recursos similares aos do Foursquare, de geolocalização. Com esse recurso, o usuário pode pesquisar a localização dos amigos do Facebook em todas as redes sociais baseadas em geolocalização por meio do próprio Facebook.
O chefe da equipe de plataformas móveis do Facebook, Erick Tseng, disse que a criação do recurso do login único tem como objetivo reduzir o tempo que os usuários gastam para digitar suas senhas nos diversos aplicativos disponíveis para celular. E, ao contrário das grandes expectativas, alimentadas pelos blogs norte-americanos de tecnologia, Tseng desmentiu que o Facebook planeja lançar um celular exclusivo para a rede social.