Pioneira na organização de ações em prol do consumo responsável de bebidas alcoólicas, a AmBev mostrou mais uma vez seu comprometimento e organizou uma mobilização histórica de seus funcionários no “Dia de Responsa“. A iniciativa, que ocorreu no dia 15/09, representou o engajamento da companhia em torno da conscientização da sociedade quanto às consequências do uso abusivo de álcool.
A data foi escolhida também para lançar o novo site da AmBev, importante ferramenta na disseminação de mensagens de consumo responsável. Neste ano, a mobilização ganhou proporções mundiais e mobilizou 116 mil funcionários, sendo 30 mil no Brasil, Venezuela, Equador, Peru, Guatemala e República Dominicana.
Todos os funcionários ganharam uma pulseira com frases alusivas a consumo responsável para serem usadas como símbolo de seu envolvimento. Além disso, para reforçar a mensagem que a companhia pretendia passar – especialmente aos pontos de venda para que não comercializem bebidas a menores de 18 anos –, a Brahma entrou na luta e lançou campanha com o jogador Cafu.
No Dia da Responsa, a marca colocou na rua uma nova campanha, que contou com cartazetes em pontos de venda estampados com o craque e a inscrição: “A regra é clara. Menor de idade não pode beber”. Também foi anunciada uma parceria com quatro conceituadas ONGs – Casa do Zezinho, Unas, Cufa e Bola pra Frente – para desenvolver projetos de consumo responsável em comunidades de baixa renda.
A AmBev foi a primeira empresa de bebidas que estabeleceu um trabalho em conjunto para que a própria comunidade discutisse e atacasse o problema do uso nocivo do álcool da melhor forma possível. O trabalho foi direcionado principalmente aos jovens de 14 a 24 anos de idade e de baixa renda, às mães e também aos comerciantes das localidades atendidas por estas entidades.
Há dez anos, a AmBev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável. No início desta década, foi a única companhia de bebidas a participar das discussões da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Em 2003, a companhia lançou o pioneiro Programa AmBev de Consumo Responsável, norteado pelas premissas da OMS e cujos pilares são conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir e estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores.
Fonte: Emerson Gasperin.