Você já deve ter se perguntado como medir o retorno de uma ação digital, não é mesmo? Já deve ter ouvido falar em métricas (que existe uma infinidade) e provavelmente não associou a usabilidade de cada uma. O objetivo deste post é simplificar onde cada métrica é utilizada e qual o retorno que ela representa dentro de um planejamento.
Vamos começar pelos sites, ok?
Quando um hotsite (site que tem data para terminar) é lançado na rede, a agência e a equipe responsável acompanha cada etapa, afim de antecipar alguns acontecimentos, proporcionar mai sinteratividade e até evitar algum fracasso quando os resultados forem apresentados ao cliente.
As méstricas mais comuns utilizadas para sites são:
Acessos: quantidade total de “visitas” que o site atinge num determinado espaço de tempo.
Acessos únicos: são visitas feitas através de um único IP (ponto de acesso), mas devido ao fato de muitos computadores acessarem a internet através de IPs compartilhados, este dado pode não ser tão relevante.
Páginas visitadas: neste item do relatório é feito um gráfico comparando a quantidade de acessos por cada página. (tal informação pode ajudar muito a “melhorar” uma página, dependendo do peso que ela tenha dentro da estratégia).
Permanência; é a média de tempo que os usuários ficam conectados ao site. Através deste dado, também é possível realizar ajustes na estratégia e modificar algum conteúdo para aumentar o tempo de acesso a uma determinada informação ou área do site.
Cliques: responsável por traçar o comportamento dos usuários do site, quais os caminhos que eles realizam, é uma espécie de “mapa de navegação”.
Origem do tráfego: quando o plano contempla anúncios na internet, este dado auxilia muito para o mídia, pois apresenta a origem da visitação dos usuários, seja através de um link no Twitter, Facebook, Google, etc. (vale lembrar que os profissionais de mídia possuem ferramentas muito avançadas e específicas para medir o retorno de peças).
Rejeição: mais conhecido como “Bounce Rate” é a quantidade de usuários que acessaram seu site e saíram dele na mesma página, ouseja, não houve interatividade/navegação (isso ocorre muito quando se utiliza um termo “aberto” em buscadoresn a internet).
Mas como medir relevância ou sucesso de ações dentro do Twitter ou Facebook?
Existem ferramentas que são capazes de medir o comportamento de usuários na rede, temas que mais comentam, pessoas que o influenciam e quais pessoas dão sequência ao assunto que foi iniciado por ele.
Se você procura uma “personalidade digital” para que sua marca patrocine os tweets dele, uma boa dica seria utilizar o Klout, Tops ouTwitalyzer, pois poderá saber um pouco sobre o que a pessoa “tuita”, quem influencia e por quem é influenciado.
Já no Facebook a métrica é o “curtir” (like) que tem sido muito utilizada por sites e blogs para atrair usuários e aparecer na página inicial deles.
Se você cria uma página dentro do Facebook, terá acesso a uma área de relatórios bem interessantes, e poderá saber quem são as pessoas que “curtem” sua página ou conteúdopublicado em seu mural.
O Facebook disponibiliza uma área exclusiva para integrações com sites e blogs, pensando no usuário que não possui um nível de programação avançado, http://developers.facebook.com/
Se você possui um blog e quer inserir um box com o botão “curtir”, vai se dar bem acessando http://developers.facebook.com/docs/reference/plugins/like/.
Daniel Vieira é Profissional de VAS (Value Added Service) desde 2007, no mercado de Mobile Marketing. Atuando no atendimento das maiores agências de promoção do Brasil, é também um dos responsáveis pelas maiores campanhas mobile dos últimos anos, e colunista do Trade Inteligente. O siga no Twitter – @danielsvieira.