A Embratur acaba de lançar nos aeroportos das cidades de Porto e Lisboa, em Portugal, um mobiliário urbano interativo, com tela sensível ao toque (“touch screen”), com informações turísticas de dez destinos brasileiros.
Além de prender a atenção dos transeuntes, o totem divulga e permite baixar para o celular o aplicativo “Brasil Mobile“, que contém informações sobre patrimônio e arquitetura, atrações culturais ao ar livre e lazer.
Segundo o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, o sistema oferece detalhes sobre roteiros e destinos num raio de até 200 quilômetros de distância das cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). “Com isso, torna-se possível planejar totalmente uma viagem por meio do próprio celular”.
Disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), o dispositivo traz fotos das principais atrações e belezas naturais dos destinos, além de guia de conversação e rotas de acesso por meio do Google Maps. Os passageiros que não conseguirem baixar o “Brasil Mobile” no mobiliário urbano, que ficará disponível nos aeroportos portugueses até o dia 21/09, poderão obtê-lo diretamente no site.
Walter Vasconcelos lembra que a Embratur utiliza diversas outras estratégias de comunicação digital na promoção do Brasil como destino turístico no exterior, entre outras: publicidade on-line; relacionamento via web com operadores de turismo, agentes de viagens e jornalistas internacionais; participação em redes sociais como Facebook, Twitter, FourSquare e Flickr.