Experiência de Marca

Invasão de privacidade do Google inspira novos negócios

O programa inspira-se em uma solução oferecida pelo próprio Google, na Alemanha, que permite aos interessados "borrarem" suas casas de forma a estas não aparecerem no<em> maps </em>com detalhes.

Há uma discussão recorrente em diversos países europeus sobre a questão da proteção dos dados pessoais recolhidos pelo Google. Para fazer as vistas aproximadas de prédios de um número cada vez maior de cidades do mundo, carros da empresa equipados com câmeras fotográficas circulam pelas ruas sem que nos demos conta, captando imagens e momentos que talvez não quisessemos ver espalhados na grande rede.

Uma empresa de coberturas de prédios da Suíça, no entanto, parece ter encontrado um método paliativo para o problema. O programa inspira-se em uma solução oferecida pelo próprio Google, na Alemanha, que permite aos interessados “borrarem” suas casas de forma a estas não aparecerem no maps com detalhes.

O projeto da empresa Profi Ernst levou esta ideia adiante de forma literal. Uma cobertura específica deixa as casas nas imagens do Google como se estivessem fora de foco. Trata-se na verdade de uma lona que, de fato, leva à venda dos principais serviços da empresa, cujo core business centra-se em restaurações de fachadas.