São Paulo irá receber a edição de 2012 do Sónar, um dos maiores festivais de música avançada e arte multimídia do mundo. Previsto para o primeiro semestre do próximo ano, o evento é resultado de uma parceria firmada entre a entre a Dream Factory, agência nacional de marketing de entretenimento e brand experience responsável por grandes eventos nacionais como Rock in Rio e Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, e a espanhola Advanced Music, organizadora e proprietária da marca Sónar.
A edição paulistana será o maior evento de música promovido pela Advanced Music fora da Espanha. Com grandes dimensões, diferente das pequenas edições que ocorrem paralelamente ao evento em diversas cidades do mundo, o festival irá combinar as atividades do dia e da noite, tradicionais em Barcelona, ??no mesmo local.
O festival vai incluir quatro etapas que, juntamente com a área de exposição “Sonarmática” e o “SonarCinema”, irão compor uma série de atividades. A expectativa é atrair mais de 50 mil pessoas nos três dias de evento. Os detalhes do local da festa e datas serão anunciadas nas próximas semanas.
Pelo Brasil, o encontro teve uma passagem tímida em 2004. Para os diretores da Advanced Music, o Brasil é um destino prioritário por sua extraordinária riqueza musical e pelo dinamismo de sua sociedade e economia, que o colocam na vanguarda da América Latina.
“Trazer o Sónar para o mercado brasileiro é um grande privilégio. Não há cidade na America Latina mais adequada do que São Paulo para sediar este evento”, comemora Duda Magalhães, diretor geral da Dream Factory.
Sónar São Paulo
O evento figura como uma forma de promover a divulgação da indústria cultural Catalã no Brasil. O Departamento de Cultura, representado pelo Instituto Catalão de Indústrias de Cultura (ICIC), e os gestores do festival Sónar, assinaram um acordo de quatro anos, sob termos do qual o festival brasileiro também atuará como uma plataforma de ponta da cultura Catalã, promovendo a presença de músicos e DJs baseados na Catalunha no line-up do Sónar São Paulo.
O acordo, que tem um orçamento de €120 mil por ano, visa incentivar a divulgação artística e iniciativas relacionadas com o negócio musical, audiovisual e arte multimídia.
Uma aliança estratégica
A Dream Factory irá contribuir com o seu know-how na produção de eventos no Brasil ao projeto, enquanto a Advanced Music será responsável pela direção artística e de conteúdo.
“É muito importante ver quanto o Brasil está crescendo nesta área de shows e entretenimento. Em 1985, quando realizamos o primeiro Rock in Rio, o Brasil não tinha nada. Hoje, temos um mercado muito promissor, com espaços para todos os tipos de evento. O Sónar tem muito a acrescentar a seus expectadores em termos de experiência de marca e também aos artistas que se apresentarão. Eles estão acostumados com o público europeu, que é muito diferente do brasileiro. A nossa energia é incomparável a de qualquer outro país, mesmo a da Espanha”, diz Roberto Medina, presidente do Rock in Rio e do Grupo Artplan.