Com o objetivo de revelar e reconhecer jovens profissionais do marketing em todo o mundo, o desafio acadêmico “Global Academic Challenge 2010”, organizado pela MAA – Marketing Agencies Association Worldwide, teve pela primeira vez como equipe vencedora alunos brasileiros.
O desafio reúne, desde a sua primeira edição, em 2006, jovens universitários dos cinco continentes – 15 países. No Brasil, os alunos da ESPM puderam participar do Global Academic Challenge 2010.
Michael Andrade, diretor da Marketing Vision e border da MAAW da América Latina, Felipe Hatab, estudante da equipe vencedora, e o professor Marcelo Guedes, orientador, estiveram em Washington (EUA) no dia 15/10/2010 onde participaram da cerimônia de entrega do prêmio, durante o Globes Awards 2010, evento que reúniu CEOs, presidentes e executivos das principais agências de serviços de marketing em todo o mundo como The Marketing Store, DRAFTFCB etc. O encontro coliga executivos que movimentam até um bilhão de dólares por ano.
Em 2010, o desafio foi criar uma empresa sobre o tema: ajudar jovens do seu respectivo país para arrumar empregos. No caso do Brasil, foi um desafio ainda maior visto a quantidade de problemas e situações que necessitam de ajuda. A proposta final do grupo foi desenvolver uma ONG para ajudar jovens que estão em casas de detenção para menores infratores por meio de cursos profissionalizantes.
A participação inédita da ESPM-RJ, Escola Superior de Propaganda e Marketing, unidade Rio de Janeiro, trouxe bons frutos, mas não surpreendeu o professor Marcelo Guedes.
“Eu fui o primeiro a apostar nesses talentos. Em geral, essas competições de alto nível exigem que os alunos estejam acima do 5º período e o Academic Challenge 2010 permitiu a participação de estudantes do 4º. Os meninos estavam com fome de vitória e entraram conscientes da importância do Challenge. O grupo teve imensa preocupação com diversos critérios e a respectiva harmonia deles como finanças, marketing, estratégia entre outros”, afirma o professor, que orientou a equipe vitoriosa.
A participação dos alunos da ESPM-RJ só foi possível graças a parceria entre a Escola e a agência carioca Marketing Vision que coordenou todas as ações do Desafio no Brasil.
“Estou muito orgulhoso em fazer parte desse projeto. Sempre acreditei que os alunos da ESPM poderiam competir de igual para igual com os estudantes do resto do mundo. Sinto-me honrado em ver uma equipe brasileira ser a grande vencedora do desafio”, afirma Michael Andrade.
Para Felipe Hatab ter tido acesso ao desafio foi uma experiência única em sua carreira. “Eu não conhecia o Desafio. Tivemos acesso às informações por meio da palestra do Michael na Escola e na hora ficamos com vontade de participar, de colocar em prática o que já aprendemos. Nosso professor Marcelo Guedes nos incentivou muito, o que foi fundamental. Entramos no Desafio para ganhar. Deixamos de lado as férias para nos dedicarmos à competição e conseguimos esse ótimo resultado”, comenta orgulhoso o jovem estudante.