Experiência de Marca

Empresas brasileiras conquistam bons resultados na Anuga

Indústrias do setor de balas, chocolates e amendoins tiveram saldo positivo na ação promovida pela ABICAB, em parceria com a APEX, na maior feira alimentícia do mundo.

Nove empresas brasileiras do setor de chocolates, balas e amendoins levaram mais de 40 lançamentos para a maior feira alimentícia do mundo, a Anuga, na Alemanha, que aconteceu de 08 a 12/10.

Otimistas com o saldo positivo da ação promovida pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) os empresários presentes no evento ficaram satisfeitos com os resultados e pretendem repetir a empreitada na edição de 2012.

Aladim, Bauducco, Docile, Embaré, Garoto, Harald, Itamaraty, Montevérgine e Riclan mostraram a alta qualidade e inovação de seus produtos para compradores potenciais de vários países, gerando, durante o evento, negociações na ordem de US$ 600 mil. Ao todo, foram realizados 514 contatos comerciais e a expectativa de negócios para os próximos 12 meses é de US$ 4,6 milhões.

Segundo Solange Isidoro, vice-presidente de exportação da Abicab, por ser a maior feira de alimentos do mundo, o evento é de grande importância para o posicionamento da indústria brasileira.

“Durante os cinco dias da feira, passaram por lá cerca de 6.500 empresas compradoras de 100 países e 3.500 empresas expositoras, por isso o evento é uma grande oportunidade para o Brasil estar junto aos principais players mundiais”, declarou Solange Isidoro.

Para a Docile, o retorno foi muito positivo. “Fomos para a Anuga com o objetivo de abrir mercados na África e Oriente Médio e conseguimos fazer diversos contatos com importadores destas regiões. Além disso, a feira é uma ótima oportunidade para nos reunirmos com clientes atuais e estabelecer os planos e ações para 2012”, declara Bruna Fell Lautert, coordenadora de exportação da Docile.

“A feira Anuga diferencia-se das demais feiras que participamos pela variedade de países e principalmente pela qualidade dos visitantes. É nítida a mudança do perfil dos clientes que atendemos, pois temos a oportunidade de buscar compradores potenciais provenientes de outros ramos que não somente confectionery. Saímos do evento muito satisfeitos e com abertura de bons e novos negócios na Ásia, África e Europa”, declara Ricardo Vieira Machado Rocha, gerente de exportação da Chocolates Garoto.

Rafael do Prado Ribeiro, gestor de exportação da Abicab, declara que 100% das empresas associadas à Abicab aprovaram a ação e participarão da próxima edição em 2013.

“A Anuga é uma importante feira para abertura de mercados que não são contemplados por outras ações promovidas pela Abicab, além de ser uma grande oportunidade para intensificarmos a divulgação do setor de balas e chocolates brasileiros para vários países”, complementa Ribeiro.

Neste ano, um dos pontos altos da participação do Brasil foi a apresentação do workshop que abordou oportunidades e negócios no setor de confectionery, carnes e vinhos, realizada pela Abicab em parceria com a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), Instituto Brasileiro do Vinho – (Ibravin), e o MRE – Ministério das Relações Exteriores.

Ao final da apresentação compradores e formadores de opinião puderam degustar chocolates harmonizados com vinhos e espumantes brasileiros.

Novidades Apresentadas na Feira

    Com novas embalagens e sabores diferentes de gomas de mascar a chocolates gourmet, as indústrias impactaram positivamente os compradores internacionais e mostraram o que há de melhor na produção brasileira.

    A empresa Aladim Alimentos apresentou os refrescos em pó com dez sabores; balas PrimeCandy flow pack, nos sabores abacaxi com hortelã e banana com canela, e a nova linha de produtos Toys Candies.

    Entre as novidades, a Docile levou para a Anuga 2011 a linha Doci Gummies – balas de gelatina; toda a linha Minty com nova identidade visual e três novos sabores: cereja, menta fresh e fruit; a goma de mascar Cléx, com nova versão para consumo individual em embalagem flow pack; e, por fim, a família dos chicles de bola Zoah!, em formato de bolinha sabor tutti-frutti.

    Já a Harald apresentou novos produtos, como o chocolate Melken Diet, além da linha gourmet Melken Unique, com os sabores Melken Unique Bahia e Melken Unique Amazônia. Além disso, apresentou a nova linha de soluções e ferramentas Melken Modecor.

    Além dos produtos que já disponibiliza no mercado como biscoitos recheados Look, Cream Cracker, Rosquinhas, Milano, Cookies, cappuccinos, cafés e chocolates, a Itamaraty expôs as novas embalagens dos wafers “Sabor em Dobro”.

    A Montevérgine, por sua vez, entrou na categoria de biscoitos de wafer, com a fabricação própria da marca Tub-In: wafer tipo tubinho com recheio nos sabores avelã, chocolate, trufas e leite e Tub-In mini, que traz um apelo infantil, com recheio nos sabores brigadeiro, beijinho e morango. Todos com embalagens de 54g para o varejo e embalagens especiais para sorveteiros e feirantes.

    Já a Riclan, além dos produtos tradicionais, apresentou uma linha de gomas de mascar, elaborada com aromas diferenciados, caramelos de leite My Toffee, com diversos recheios, além de um grande sortimento de sabores dos drops Freegells, principal marca da companhia.