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Marketing Nos Jogos: Os Melhores Exemplos de Publicidade na Indústria de Jogos em Portugal

Anúncios e publicidade dentro dos jogos se aproxima cada vez mais do mundo real

Embora os jogos de vídeo e os melhores casinos online Portugal possam parecer estar desligados da realidade, a publicidade no jogo (IGA) não está muitas vezes muito longe dos anúncios que vemos na nossa vida quotidiana.

Billboards, cartazes e logotipos exibidos em painéis em eventos desportivos e marketing de jogos mobile são os tipos mais populares de anúncios que vemos no exterior, mas o aumento da publicidade dentro do jogo está a trazer estas formas de publicidade aos jogos de vídeo populares.

Como resultado da situação de saúde mundial vivida, um número crescente de pessoas está a voltar-se para mundos virtuais para entretenimento, educação e simples escapismo. 

Com o aumento da popularidade e com um bom plano de marketing para jogos, a publicidade nestes jogos, os desportos e a exibição de publicidade desempenhará um papel ainda maior na obtenção da mensagem certa à frente das pessoas certas – em velocidade e escala.

Neste artigo, vamos analisar as melhores campanhas de publicidade de jogos, o que as faz sobressair, e o que podemos aprender com elas. Além disso, qual o futuro do jogo e porquê a criatividade, escalabilidade, controlo e velocidade serão fundamentais.

Formas de Fazer Marketing para Jogos

Os anunciantes avidamente procuram formatos que tragam grande valor ao seu público-alvo e conduzam o envolvimento, como no caso do RedBull’s Solo Q. Nos jogos de vídeo, é muito provável que encontre os seguintes formatos de anúncios de marketing digital para jogos:

1. Anúncios de vídeo recompensados: Um jogador pode receber bónus dentro do jogo em troca de ver um anúncio de vídeo em ecrã inteiro, normalmente não codificado.

2. Anúncios intersticiais: Ao completar um nível ou atividade no jogo, aparece um anúncio em ecrã completo e clicável com um botão de chamada para ação.

3. Mostrar banners: Este tipo de banner mostra anúncios estáticos ou dinâmicos na parte superior ou inferior do ecrã do jogo.

4. Anúncios jogáveis: Uma demonstração jogável de um jogo pode aparecer enquanto se joga outro jogo.

5. Offerwall: É uma parede virtual com várias oportunidades, desde a instalação de aplicações e preenchimento de questionários a desafios dentro do jogo.

6. Anúncios de cupões: Um jogador pode obter um voucher único ou descontos para comprar coisas offline.

Porque É Feito o Marketing?

O mercado da publicidade de marketing para jogos digitais, dentro do jogo, está a crescer a um ritmo vertiginoso. No final de 2024, espera-se que a indústria valha 56 mil milhões de dólares, aproximadamente o mesmo em euros. 

Um vasto espectro de benefícios segue-se a este número. Ao pensarmos nas vantagens comerciais que a publicidade para o marketing dos jogos eletrónicos dentro do jogo proporciona, as mais importantes estão ligadas a receitas, compromisso e comunicação com o público adequado.

1 – Aumento das Receitas

Uma estratégia bem pensada, normas de alta qualidade e a negociação de contratos diretos através de uma agência de publicidade ajudaram a ABC a aumentar as suas receitas anuais de publicidade em 89%.

A empresa cria jogos educativos para crianças em idade escolar, sendo a sua prioridade a manutenção de conteúdos seguros. Com publicidade dentro do jogo, conseguiram manter a plataforma livre de utilização e gerar lucros adicionais.

2 – Mais Jogadores Empenhados

A Rockstar Energy Drink associou-se à Codemasters Racing no jogo Dirt 2. Eles criaram um evento de 5 semanas com prémios semanais, conhecido como Rockstar Energy Drink Race Challenge. 

Os jogadores podiam conduzir um Aston Martin Vanquish com uma estrela Rockstar e ganhar cartões de oferta, auscultadores, sacos, t-shirts, etc. O jogo estava disponível nas consolas e plataformas principais, incluindo Xbox, Steam e PlayStation.

Os resultados? Os jogadores participaram em desafios, envolveram-se com conteúdos de marca, e pediram a outros jogadores dicas sobre como completar os desafios.

RedBull, o maior concorrente da Rockstars, foi ainda mais longe com a publicidade no jogo e criou o projeto Solo Q (2021). Como fornecedor oficial da League of Legends Championship Series, a RedBull deu aos jogadores a oportunidade de ganharem configurações de PC de marca e prémios no jogo, competindo contra outros fãs de LoL. O Solo Q atraiu mais de 40.000 concorrentes.

3 – Precisão no Público-Alvo

Wiz Khalifa, um rapper americano, promoveu o seu Tour 2050 através de anúncios dinâmicos em vários títulos de jogos nas consolas Xbox 360 e PS3. Com base no geo-targeting, a promoção apareceu em cidades selecionadas dos EUA, dando aos gamers a oportunidade de comprar bilhetes mais cedo.

Fonte: Freepik

Exemplos de Publicidade que Passaram em Portugal

Vamos agora apresentar dois dos grandes exemplos do marketing de jogos digitais que já passaram por Portugal. Será que também existem jogos para marketing?

1 – A Vida É Curta, Jogue Mais

Apesar da N64 da Nintendo, era a Sony que iria dominar a última parte da década, consolidando o seu estatuto de líder de mercado em 2000 com o lançamento da PS2.

Seria necessário orçamento, inovação e um ponto de diferença para que qualquer pessoa pudesse competir com eles. Era a Microsoft que tinha tudo isto. Não só a Xbox chegou com o Halo e o Masterchief, como também veio completa com controvérsia (não existe má publicidade nas campanhas de marketing para jogos, lembram-se?).

O anúncio “Life is Short, Play More” mostra um bebé a nascer, a voar pelos ares, a envelhecer rapidamente antes de embater numa cova. 

Segundo a teoria dos jogos marketing, esta foi uma das primeiras iterações de um vídeo viral. Antes de ser lançado, era partilhado internamente na Microsoft via e-mail. O tamanho do ficheiro tem de ser inferior a 2 mb para que possa ser enviado!

O e-mail foi partilhado mais de um milhão de vezes – pequenos números pelos números de hoje, mas enormes na altura. Esta resposta inspirou a equipa por detrás dele a colocá-lo na TV. O anúncio atraiu imediatamente uma série de queixas e foi subsequentemente banido – cimentando o seu legado e infâmia.

2 – Vida Dupla

Enquanto o início dos anos 90 foi dominado pela batalha entre a Sega e a Nintendo, em meados da década entrou em cena um novo jogador, que iria revolucionar a indústria.

A Sony era mais conhecida pelos seus walkmans e câmaras de vídeo. Não eram sequer considerados rivais do domínio da Sega e da Nintendo. Mas a Playstation mudou tudo. E o seu lançamento veio com um dos melhores anúncios alguma vez produzidos – Double Life.

Fonte: Freepik

Mesmo agora a linha: “Comandei exércitos… e conquistei mundos” ainda envia arrepios pela espinha dorsal de jogadores experientes. 

Este é o tipo de jogos de marketing necessário fazer, quando se trata de construir a antecipação, de criar uma história diversa e de encapsular um momento no tempo tão perfeitamente, muito poucos anúncios o fazem melhor.