Experiência de Marca

Visa/TBWA: O que faz uma campanha global

Da perspectiva da empresa, aliar o evento esportivo mais universal à marca mais universal, é único porque ela é global e é local, e esta parceria lhe traz relevância local e<em> status</em> global.

Faltam 34 dias para os Jogos Olímpicos mais sociais de sempre. Antes da revolução digital as pessoas ficavam em casa gritando com a televisão e, na melhor das hipóteses, eram ouvidas pelo vizinho. Agora há as mídias sociais.

O Visa, patrocinador das Olimpíadas há 25 anos lançou uma campanha que pretende reunir o mundo todo numa ovação global.

Em Cannes, o diretor criativo da TBWA e o diretor de marketing global da Visa falaram do que faz uma uma campanha verdadeiramente global no contexto dos Jogos Olímpicos. Da perspectiva da empresa, aliar o evento esportivo mais universal à marca mais universal, é único porque ela é global e é local, e esta parceria lhe traz relevância local e status global.

Em relação ao conceito da já tradicional campanha ‘Go ‘World’ concebido pela TBWA e respondendo à pergunta: “Como é que se cria uma campanha global”, o diretor da agência explicou que para falar global é preciso ir ao cerne da essência humana.

“E o que são os Jogos Olímpicos se não a personificação da conquista humana”, declara. Com as suas lutas e os seus sucessos, as histórias das Olimpíadas têm um caráter de verdade universal e é nelas, nas dos atletas, que assenta toda a campanha.

Pela primeira vez numa Olimpíadas, os fãs vão poder ver-se na campanha. Por intermédio da aplicação lançada no Facebook eles podem encorajar os seus atletas preferidos em vários formatos, inclusive vídeo. Esses formarão um mosaico no final dos anúncios criando um engajamento sem precedentes entre os fãs, a marca e as Olimpíadas.

Para os Jogos Olímpicos mais sociais de sempre, Twitter, Facebook e YouTube estão a postos.

Veja um dos vídeos da campanha: http://www.youtube.com/v/pDiGDMK65HU?version=3&hl=pt_PT