A partir da confirmação da morte da rainha Elizabeth II e com o término de seu reinado, o mais longo da História do Reino Unido, o mundo inteiro está tomado por notícias sobre o assunto.
Assim que a morte da monarca no Castelo de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos, foi revelada, tanto os membros da família, quanto a indústria publicitária da Grã-Bretanha tiveram uma reação rápida.
Leia também: Café Pilão faz campanha no metrô de SP e Rio
As ações das plataformas de mídia, veículos de comunicação e anunciantes, que estavam planejadas como um tributo à rainha, foram interrompidas.
A-ITV, principal emissora de TV comercial do Reino Unido, resolveu parar a veiculação de todos os intervalos comerciais até o fim da última sexta, 9, com o objetivo de manter a grade completamente dedicada à cobertura dos impactos da morte de Elizabeth e do final de seu reinado para o país e para o mundo, segundo informações do The Drum, especialista no mercado de comunicação.
O Channel 4 também suspendeu temporariamente da grade toda a publicidade e mensagens de patrocinadores, assim como a Bauer Media, uma das maiores emissoras de rádio da Inglaterra.
Além dos impactos na mídia tradicional, a morte da monarca também causou mudanças no cronograma de negócios das mídias digitais.
O Twitter interrompeu qualquer exibição de anúncios publicitários no Reino Unido nas 48 horas após a confirmação da morte de Elizabeth II.
O Snapchat também comunicou à indústria publicitária britânica que daria uma pausa na veiculação de anúncios.
Alguns veículos, como o The Daily Mail, também seguiram o mesmo protocolo, deixando de exibir propagandas em seu site, reservando o espaço para o noticiário.
A Clear Channel, dando um sinal de respeito pela morte de Elizabeth II, segundo um comunicado empresa, suspendeu a veiculação dos anúncios em todas as suas faces até às 6h do último sábado. Trata-se de uma das maiores empresas de out-of-home do Reino Unido, presente em mercados de vários outros países.
Já a JcDecaux, mais uma empresa global de OOH, não parou de exibir anúncios em suas telas, mas afirmou que não incluiria nenhuma ação publicitária nos dias seguintes, permanecendo apenas com as que já tinham sido acertadas.