Experiência de Marca

Sustentabilidade à Mesa estimula a agricultura familiar

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Sesi e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis firmaram uma parceria que pretende ampliar a participação da agricultura familiar no ramo de alimentação dos meios de hospedagem.

A proximidade de grandes eventos internacionais no Brasil como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos aquece o setor hoteleiro e gastronômico do País. Esse nicho pode impulsionar outro segmento, o da agricultura familiar.

Para estimular o crescimento desses setores, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Sesi e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) firmaram uma parceria que resultou no “Projeto Sustentabilidade à Mesa”. A iniciativa valoriza a preservação dos recursos naturais e visa ampliar a competitividade e a participação da agricultura familiar no ramo de alimentação dos meios de hospedagem.

O projeto tem como base três iniciativas: a Rede Brasil Rural, do MDA, e os programas Cozinha Brasil e ViraVida, do Sesi. Todos os Estados brasileiros serão contemplados pela parceria. Belém (PA) e Salvador (BA) são as primeiras capitais a receber o lançamento do projeto, nos dias 18 e 20/09. Em outubro, o lançamento acontece em Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB).

A proposta do MDA é colocar o setor hoteleiro em contato direto com os fornecedores da agricultura familiar, que são representados na parceria por cooperativas. Segundo o presidente da Abih, Enrico Fermi, o Sustentabilidade à Mesa estimula a permanência das famílias no meio rural.

“São muitos os benefícios, a começar pelas vantagens que serão oferecidas aos hóspedes. O Cozinha Brasil, por exemplo, vai evitar o desperdício de alimentos, o que pode reduzir o custo da alimentação para o consumidor final”, afirma Fermi.