A Nike estreia hoje o filme “Veste a Garra”, campanha que dá início à celebração da Seleção Brasileira rumo ao maior palco do futebol mundial: a Copa do Mundo, inspirado na garra do brasileiro e de todos os jogadores profissionais e amadores, que têm suas camisas puxadas dentro e fora de campo, mas que conseguem escapar das adversidades e seguem adiante.
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O filme conta com a participação de um elenco de jogadores e atletas parceiros da Nike, como os atacantes Rodrygo e Adriana Silva, a estrela do sub-20 Endrick e a skatista Leticia Bufoni. As aparições adicionais são do rapper Djonga, o funkeiro MC Hariel, o apresentador Fred, do Canal Desimpedidos, o dançarino de passinho Jonathan Santos e o coletivo LGBTQIA+ Meninos Bons de Bola. A trilha sonora é uma sessão de grime feita por três MCs: Nina, Febem e Sodomita.
“Nada na minha vida veio de graça. Desde muito pequeno eu já sabia que sem garra eu não chegaria a lugar nenhum. Vestir a camisa da Seleção Brasileira é a maior honra que um jogador de futebol pode ter na vida. E eu quero muito mais. Quero fazer história”, comenta Rodrygo.
Criado pela Nike e Wieden+Kennedy São Paulo, o filme explora três conceitos diferentes: o puxão da camisa, o drible e a garra. O puxão representa todas as dificuldades, os perrengues da vida. O drible representa a ginga brasileira, demonstrando o poder da coletividade contra os obstáculos. E a garra é aquilo que já nasce na alma do brasileiro, está integrado em seu DNA, na sua vontade de sair jogando e vencer, mesmo contra todas as adversidades.
“Quando falamos de superação, logo nos vem à cabeça a cultura do brasileiro”, afirma Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, Distribuidora Oficial da Nike do Brasil. “O drible faz parte do cotidiano do brasileiro, seja quando a gente dá uma caneta em campo, seja quando dribla um mar de gente numa plataforma de metrô lotado, estamos sempre superando os obstáculos”, completa.
A produção de 60 segundos traz intervenções gráficas da onça-pintada, um símbolo nacional brasileiro que inspira a estampa inovadora da camisa oficial da Seleção Brasileira. Ela representa a garra da nação, conectando a ferocidade do animal na mata e do jogador brasileiro em campo, seja no das maiores ligas do mundo, ou em qualquer campinho de terra batida que existe aos milhões espalhados pelo Brasil.
A história se desdobra em uma cadeia de inspirações que vão além do futebol tradicional, abordando diferentes elementos da cultura brasileira. Entre puxões, chapéus, dribles, carrinhos e chutões, o conceito da garra surge na brincadeira entre crianças no meio da rua, no terrão, na várzea, na quadra, no Society e até no píer de um rio, o que reforça a improvisação que só o brasileiro tem.