Experiência de Marca

Confederação Brasileira de Rugby surpreende o mercado

A administração da CBRU por um  grupo de profissionais experientes do mercado, aliada a projetos de longo prazo, tem mostrado resultados cada vez mais expressivos.

Caminhando a passos largos e bem planejados para entrar na elite mundial e com a garantia de disputar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 16, o rugby brasileiro aproveita o bom momento para consolidar seu modelo de gestão e demostrar porque a modalidade é reconhecida como uma das mais promissoras em crescimento no País.

A administração da Confederação Brasileira de Rugby (CBRU) por um grupo de profissionais experientes do mercado, aliada a projetos de longo prazo, tem mostrado resultados cada vez mais expressivos.

No ranking de quantidade de patrocinadores, a entidade é a segunda, ao lado da Confederação Brasileira de Judô, com oito empresas atrelando suas marcas ao rugby. A CBRU é patrocinada por Bradesco, Topper, Heineken, Deloitte, Probiótica, JAC Motors, BR Properties e Brookfield Incorporações.

Ademais, a CBRU realiza projetos de desenvolvimento de rugby via Lei de Incentivo ao Esporte com apoio do Grupo CCR, bem como uma competição nacional de seleções infanto-juvenis com patrocínio da Cultura Inglesa.

Outras empresas de renome são parcerias pontuais da CBRu incluindo Cremer, Companhia Athletica, Travel Ace, Fortify e Tozzini Freire. A líder em valores e quantidade de patrocinadores é a CBF com 12 cotas diretas, porém, há que se ressaltar que o futebol é a maior modalidade esportiva do País, inclusive parte da cultura local.

A parceria histórica com a equipe profissional do Crusaders e a Federação de Cantebury, ambos da Nova Zelândia, uma das potências da modalidade no mundo, criou um estrutura inédita e qualificada para executar as atividades de desenvolvimento e alto rendimento da modalidade. Recentemente, diante desses fatos, os periódicos New York Times e Herald Tribune destacaram a ousadia e eficácia do projeto ambicioso da CBRU.

Desde que a Associação Brasileira de Rugby (ABR) se transformou em CBRU, em dezembro de 2009, o rugby adotou uma gestão inovadora, usando exemplos de sucesso no esporte e nos negócios para que a modalidade se torne mais conhecida, tanto em território nacional quanto no exterior.

Em parceria com a consultoria Deloitte, formatou-se um plano estratégico para amparar o processo de desenvolvimento (massificação) e alto rendimento (seleções brasileiras). Em 2012, a CBRU criou um conselho de importantes executivos brasileiros para ajudar o processo de execução do planejamento estratégico.

O grupo é formado por profissionais de diferentes segmentos, dividido em grupos de atuação, os quais apadrinham projetos pré-estabelecidos e acompanham seu desenvolvimento até a conclusão. Uma das principais funções dos conselheiros é zelar pela governança corporativa e auxiliar na captação de recursos, patrocínios e parcerias.

O fruto desse trabalho é facilmente perceptível e rugby é divulgado em todos canais exclusivos de esporte, o que motivou a CBRU a celebrar um acordo de exclusividade com o canal SporTV (Globosat) até 2016.

Eliminatórias para Copa do Mundo de 2015

Com a expectativa de um futuro próspero, o Brasil encara no sábado (27/10) o primeiro grande desafio de sua jornada: uma partida contra o Paraguai, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby de 2015, que será disputada na Inglaterra.

O jogo será realizado às 13h30, no Estádio do Nacional FC, na Barra Funda, em São Paulo-SP, e terá transmissão ao vivo do canal Sportv. Quem vencer segue o caminho classificatório no grupo das Américas e permanece no grupo sul-americano de elite, a Consur “A”.