“Qual é a sua Bahia?” Com este tema, a Bahiatursa – Empresa de Turismo da Bahia S/A, ligada à Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), e a CVC, operadora de viagens da América Latina, anunciaram importante acordo estratégico na última quinta-feira (25/10), durante a Feira de Turismo das Américas (Abav 2012), evento que reúne mais de 30 mil profissionais de turismo, no Rio de Janeiro.
Com investimentos da ordem de R$ 1 milhão, a parceria tem como objetivo promover a diversidade de destinos turísticos da Bahia junto a agentes de viagens e consumidores.
E visa reforçar que o Estado – líder de vendas da CVC há mais de dez anos – tem uma infinidade de localidades turísticas na região, com atrativos naturais e culturais ainda pouco conhecidos pelos brasileiros.
“Qual é a sua Bahia?” é o tema que norteia um amplo planejamento de comunicação e marketing desenvolvido em conjunto, em que estão previstas ações dirigidas à força de vendas e consumidores finais.
Além da campanha publicitária, nos principais meios de comunicação do Brasil, os parceiros iniciam campanha de capacitação junto à rede de lojas exclusivas e agentes multimarcas CVC – que somam mais de 700 lojas e 8.000 agentes de viagens no Brasil.
A ação prevê ainda alguns cursos online sobre os destinos baianos, que serão disponibilizados por intermédio da Universidade CVC. Os agentes de viagens que completarem um dos cursos e responderem à pergunta “Qual é a Bahia do seu passageiro?”, estarão concorrendo a viagens com acompanhante para Abrolhos, Chapada Diamantina, Morro de São Paulo, Península do Maraú e Prado.
Algumas lojas CVC também receberão a visita de promotores, que irão decorá-las com materiais promocionais da campanha e distribuirão brindes a todos os vendedores.
Atrelada a este conceito e aos 40 anos da CVC, completados este ano, a ação inicia esta semana com o objetivo de destacar ao consumidor os “40 motivos para redescobrir a Bahia com a CVC”, incitando o viajante a conhecer as diversas “Bahias” existentes no Estado, além dos destinos tradicionais já conhecidos pelo grande público.
Também faz parte da campanha um caderno especial, que será distribuído às agências CVC e multimarcas, trazendo dicas e atrações de novos destinos, enaltecendo a beleza dos destinos, a hospitalidade de seu povo, a musicalidade, o sincretismo religioso, a gastronomia, os patrimônios históricos e resorts, entre outras qualidades que fazem da Bahia um dos estados mais encantadores do nosso País.
Para Domingos Leonelli, presidente da Bahiatursa, a parceria contribuirá para ampliar a promoção turística do Estado e incrementar os números de turistas nesta alta temporada.
“O acordo com a CVC será parte fundamental deste objetivo, por ser um dos mais expressivos players do segmento, e a operadora que mais brasileiros embarca para o nosso Estado em viagens de lazer, tanto na baixa quanto na alta temporada”, diz Leonelli.
Fabio Godinho, vice-presidente de produtos, operações e marketing da CVC, explica que o Estado da Bahia, além de ser líder em vendas na operadora há mais de uma década, investe constantemente em infraestrutura e atrações turísticas, ou seja, além da vocação turística natural, o Estado colabora ainda mais para o desenvolvimento do turismo e de todos os elos da cadeia produtiva deste setor.
“Como parte deste acordo, também incrementamos nosso portfólio de produtos para o Estado, ampliando nossas negociações com a rede hoteleira regional, bem como desenvolvendo novas parcerias e oportunidades de vendas aos agentes de viagens e fornecedores locais”, cita Godinho.
O Estado da Bahia recebeu, somente em 2011, mais de 600 mil passageiros da CVC, volume 15% maior que 2010. Entre as 10 cidades do Brasil mais visitadas por clientes CVC, três destinos baianos aparecem em posições de destaque: Porto Seguro, Salvador e Costa do Sauípe.
No período da alta temporada, de dezembro de 2012 até o Carnaval 2013, a expectativa da CVC é de embarcar acima de 150 mil passageiros em voos regulares e fretados, saindo de todo o Brasil para diversos destinos baianos.