Experiência de Marca

Fife chega ao fim e anuncia vencedores

Os premiados foram o brasileiro “Dalua Downhill”, de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel e Tiago de Castro, escolhido o melhor longa-metragem;  e “De Zwemles", de Danny de Vent, coprodução entre a Bélgica, França e Holanda, na categoria curta-metragem.

No dia 28/10 chegou ao fim a primeira edição do Festival Internacional de Filmes de Esporte (Fife). Em cerimônia no Unibanco Arteplex, o evento anunciou os grandes vencedores, escolhidos pelo júri oficial.

Os premiados foram o brasileiro “Dalua Downhill”, de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel e Tiago de Castro, escolhido o melhor longa-metragem;  e “De Zwemles” (Lição de Natação), de Danny de Vent, coprodução entre a Belgica, França e Holanda, na categoria curta-metragem.

O troféu por menção honrosa do júri oficial foi para o longa “La Yuma” (Yuma), de Florence Jaugey. “Salam Rugby”, de Faramarz Beheshti, foi escolhido o melhor filme pelo voto popular. Os troféus foram entregues pelos irmãos pugilistas, campeões olímpicos em Londres 2012, Squiva Falcão e Yamacuchi.

Além dos prêmios, o festival também homenageou o velejador Lars Grael – agraciado por sua história de mais de 20 anos de competições e superação – e o cineasta Joaquim Pedro de Andrade, celebrado em função dos 50 anos da produção do documentário “Garrincha, a Alegria do Povo”, de 63.

O júri do festival foi composto pelo cineasta Antonio de AndradeBarbara Destefanis, dona da produtora espanhola Nikita; pelo pesquisador de cinema Carlos Alberto Mattos; pela produtora  Monica Schmiedt; por Sergio Eduardo Weguelin Vieira, Superintendente da Área de Meio Ambiente do BNDES; e por Victor Andrade de Melo, professor da UFRJ e coordenador do Sport.

Realizado pelos produtores Antonio Urano, Juliana de Carvalho e Lúcia Fares, entre os dias 25 e 28/10, no Rio de Janeiro, o festival contou com exibições no Unibanco Arteplex, Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), Ponto Cine de Guadalupe, Cine Santa, Sala Cândido Mendes e Quiosque da Globo Rio e acumulou um público estimado em mais sete mil pessoas.

Com 37 produções estrangeiras e nacionais – entre ficções, documentários, programas de TV, animações, longas e curtas – o primeiro Festival Internacional de Filmes de Esporte recebeu cerca de 150 convidados, entre cineastas, produtores, esportistas, jornalistas, técnicos e profissionais do mercado audiovisual. Entre eles, o ex-jogador do Botafogo Amarildo, a levantadora do time de voleibol do Rio de Janeiro, Fofão, e o apresentador Alex Escobar.

O festival também apresentou uma série de discussões relacionadas à produção audiovisual de temática esportiva, suas novas tendências, condições de produção e perspectivas diante dos grandes eventos nacionais como a Copa das Confederações de 13, Copa do Mundo de 14 e jogos Olímpicos em 16.

Para o futuro, os diretores pensam em ampliar o festival com mais filmes, levar filmes para comunidades onde normalmente esse tipo de trabalho não chega e continuar mantendo a gratuidade das exibições. Entre 31/10 e 13/11, o I Fife exibe na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, alguns dos filmes apresentados durante o festival, cuja lista completa de filmes está disponível no site.