Experiência de Marca

Infraestrutura e mobilidade em debate

O evento se destacou por abordar temas de infraestrutura de todas as vertentes, desde situação das obras em relação aos transportes, até as modificações nos aeroportos, sinalização e segurança.

Durante o seminário “Rio: Destino do Mundo”, organizado pela Associação do Comércio do Rio de Janeiro (ACRJ), no 09/11, no Palácio do Comércio, foram debatidos diversos assuntos que envolveram a importância do Rio de Janeiro no cenário atual.

Uma vez que a cidade será sede de diversos eventos de grande importância, tais como Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, em 2013, Copa do Mundo, em 2014 e Jogos Olímpicos, em 2016, o evento se destacou por abordar temas de infraestrutura de todas as vertentes, desde situação das obras em relação aos transportes, até as modificações nos aeroportos, sinalização e segurança.

Participaram do evento Vinicius Lummertz, Secretário Nacional de Políticas do Turismo, do Ministério do Turismo; Antenor Barros Leal, presidente da ACRJ; Sávio Neves, presidente do Conselho Empresarial de Turismo Pró-Rio, Hugo Maas, diretor de Infraestrutura de Mobilidade, Trânsito e Tráfego da Autoridade Pública Olímpica (órgão criado especialmente para as organizações das Olimpíadas, responsável pela fiscalização e a coordenação das ações).

O evento também contou com a presença de Nilo Sérgio Félix, Subsecretário estadual de Esporte e Lazer no Rio de Janeiro; Pedro Guimarães, Subsecretário especial de Turismo do município do Rio de Janeiro; Fernando Vila Pouca de Souza, titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro; Carlos Roberto Osório, Secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro; e Abibe Ferreira Júnior, superintendente da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no Rio de Janeiro.

Na abertura do evento, José Domingos Vargas, presidente da Agência de Fomento do estado do Rio de Janeiro (AgeRio), afirmou que o turismo no Rio de Janeiro está há 30 anos estagnado. Em 12 anos, de 2000 a 2012, o Brasil recebeu a mesma quantidade de turistas estrangeiros: 5,3 milhões, embora os investimentos em promoção do destino com o decorrer dos anos tenham sido maiores.

“O Rio de Janeiro é a cidade do coração de todos nós. As pesquisas indicam que mais de 64% dos turistas querem ficar no Rio durante os megaeventos. Ainda que todos esses acontecimentos abram inúmeras portas para o Brasil, o Rio de Janeiro ainda é a simbologia do país”, declarou Vinicius Lummertz.

O secretário ainda apontou a necessidade de se fazer contas e melhores planejamentos, “Para não gastarmos mais do que o essencial é preciso pensar em retorno, lucros financeiros. Isso é fundamental para a evolução e o desenvolvimento do país”, completou.

Fonte: Samantha Chuva/Jornal de Turismo.