A Score Retail, empresa de data retail da B&Partners, em colaboração com a Hibou, empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, medindo as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, entrevistou 1054 pessoas entre 26 e 28 de setembro de 2022 para a edição do Pulso de Dia das Crianças.
O estudo analisa as necessidades e escolhas dos consumidores para a data.
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Os entrevistados desta edição foram perguntados sobre idade das crianças, parentesco e como será comemorada a data.
Para-a última questão, 19% dos brasileiros revelaram que será um dia normal da semana; 17%, disseram que vão passar em casa; 13% se deslocarão até a casa das crianças para um encontro; 11% pretendem ir ao parque; 10%, ao shopping e 8% vão receber os familiares em casa.
Sobre as compras, disparados 42% dos consumidores pretendem gastar entre R$50 e R$150, e o resto está dividido em:
26% de R$150 a R$250
14% até R$50
11% de R$250 a R$500
2% de R$500 a R$1.000
1% mais de R$1.000
1% não compram presente de Dia das Crianças
Quando se compara o ticket médio, somente 8% apontaram que o valor foi menor do que o gasto no ano passado. Cerca da metade, 47%, relataram que o valor é o mesmo praticado em 2021 e 30% disseram que o gasto será maior do que no ano passado. Em contrapartida, 15% não compraram presentes em 2021.
Neste Dia das Crianças, o setor de brinquedos é o grande destaque. Na pesquisa, 51% dos brasileiros afirmaram comprar presentes deste setor. Em seguida foram mencionados:
Vestuário (37%); Jogos educativos (31%); Livros (27%); Kits de montar (19%); Calçados (19%); Passeios (16%); Jogos de tabuleiro (15%); Produtos de fabricação própria (14%) e games (13%).
E em que lugar será? adquirido o presente de Dia das Crianças deste ano? As respostas revelam que o ponto de venda físico tomando de volta seu posto, e o digital continua em alta: 65% vão às compras em loja física; 44% vão fazer compras pela internet com entrega em casa; 2% vão produzir o presente; 2% vão comprar on-line e retirar em loja. 1% não responderam.
Nas compras pela internet, os sites do varejo digital seguem como os favoritos:
66% sites de redes de varejo completamente digitais (Submarino, Amazon, entre outras) ;
38% sites de redes de varejo de shopping (Fast Shop, Ponto Frio, Americanas, entre outras);
38% MercadoLivre
15% Site da marca
8% Sites de pequenos lojistas
6% Redes sociais – loja da marca / pessoa
4% Redes sociais – anúncios / posts
4% Site de hiper ou supermercados
3% Redes sociais ou grupos online
3% Google Shopping
1% App de delivery
4% Outros
O Pulso Dia das Crianças também questionou a respeito do interesse por personagens preferidos e produtos licenciados. Naruto é o personagem mais lembrado. Para 40% há, realmente, a preferência por produtos com seus personagens para as crianças; 37%, falaram que depende tanto do produto quanto do personagem; 5% informaram que isso não costuma influenciar e, no máximo, acaba sendo um critério de desempate no momento da compra. 19% não levam estes critérios em conta.
Em 2022, a pesquisa revelou os personagens, desenhos, histórias e personalidades “do momento” sobre os quais as crianças não param de falar a respeito:
Com os presentes para as crianças mais próximas do convívio, o estudo também procurou descobrir se além dos pequenos que os pais e responsáveis costumam presentear, os entrevistados também colaboram com ações sociais que celebram a data. 37% disseram que sim; 34%, não; e 29%, a depender da iniciativa.
A pesquisa foi realizada por abordagem digital com 1054 respostas, 57% feminino e 43% masculino nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Brasília, Recife e Manaus.
Na pesquisa ainda são levantadas informações básicas a respeito da renda familiar, que resultou no cenário a seguir: A++: 2%; A+ ,5%; B1: 15%, B2: 21%; C1: 24%; C2: 10%; DE: 6% e prefiro não responder: 17%.
O Pulso foi realizado entre 26 e 28 de setembro de 2022 e o resultado traz 3% de margem de erro.