Brasília terá um Carnaval diferente em 2013. A Passarela da Alegria, palco dos desfiles das escolas de samba, será montada no Eixo Monumental, entre o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e o Palácio do Buriti.
A transferência do evento de volta para o centro da capital era uma reivindicação antiga das próprias agremiações. Nos últimos oito anos, a festa foi realizada no Ceilambódromo, em Ceilândia.
O Carnaval em Brasília ocorrerá de 09 a 12/02, e contará com seis escolas de samba do Grupo Especial e dez do Grupo de Acesso, além de quatro Blocos de Enredo.
“Esse é o terceiro Carnaval desta gestão, com vitórias importantes para celebrar. Em agosto do ano passado, convidamos os representantes de escolas e blocos para discutir os projetos com antecedência e planejamento”, conta o secretário.
“Nossa intenção é fazer um Carnaval organizado, para que a festa seja compreendida, além dos quatro dias de folia, como uma política pública de desenvolvimento social, econômico e cultural”, destaca Hamilton Pereira.
O governo pretende executar até este ano a definição de um espaço permanente para a realização do Carnaval. A construção de uma passarela de desfiles também é uma reivindicação antiga da comunidade.
Segundo o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, o assunto está na agenda e será discutido junto com o governador Agnelo Queiroz. “Todas as nossas ações passam pelo respeito à festa e seus agentes”, ressalta o secretário.