De acordo com definição do GEA – Grupo de Estudos Acadêmicos da Ampro (Associação Brasileira de Marketing Promocional), o marketing promocional é entendido como comunicação de marca com o objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas específicas e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços.
O mercado de marketing promocional está crescendo a cada ano, aumentando o número de agências especializadas nesse segmento. Atualmente, existem aproximadamente mil agências promocionais em ação no Brasil.
As grandes marcas estão cada vez mais investindo em ações de marketing promocional, pois viram, nas ferramentas desse mercado, a melhor opção de estreitar laços de relacionamento com o seu público alvo.
Com o surgimento, e, porque não dizer, ‘febre’, das redes sociais, o marketing promocional está ainda mais em evidência nos dias de hoje, principalmente, quando o objetivo é atingir o público mais jovem.
Em 2012 surgiu no mercado o primeiro Anuário Brasileiro de Marketing Promocional, que retrata esse mercado, além de mostrar as principais agências de marketing promocional brasileiras.
A ideia da criação do Anuário foi de Julio Feijó, CEO do Portal Promoview, único de atualização diária focado exclusivamente em marketing promocional.