As mais variadas tribos estiveram reunidas de Norte a Sul do País, para comemorar o que se pode chamar da maior festa popular do Planeta. Estamos falando do Carnaval, momento de alegria, descontração, samba no pé, e, como não poderia deixar de ser, de grandes marcas realizando ações de marketing promocional.
Agências genuinamente promo, como Banco de Eventos, 3Promo, Marcativa, NewStyle, Digaí, Nó Promocional, Aktuell e Fermento Promo, entre tantas outras, trabalharam duro nesse Carnaval e deram um verdadeiro show de agilidade e produção, realizando ações para que as marcas pudessem estreitar ainda mais os laços com o seu target.
Em pesquisa exclusiva, Promoview apurou a atividade de mais de 200 marcas nos principais pólos da folia localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, dando sequencia a uma rotina mercadológica que se cristalizou no Brasil: o espetáculo televisivo testemunhado pelas classes C e D é cercado por ações de relacionamento e promocionais em tempo real que envolvem centenas de milhares de pessoas, especialmente das classes A e B.
Apesar desta tendência o levantamento feito pelo Promoview constatou que número de atividades promo diminui em torno de 15% em relação ao último carnaval.
Vale a pena conferir a seleção das principais imagens das ações de marketing promocional que aconteceram nos festejos de Momo em 2013, onde o Painel de LED foi o grande astro.
A Skol esteve presente de Norte a Sul do País, com ações promocionais nas ruas, nos camarotes, em festas particulares, entre outros.
A LG, por sua vez, investiu com força total no Carnaval de Salvador, com ativações nos trios elétricos, nas ruas e nos camarotes do Reino e do Nana.
A Grendene montou espaço dentro do camarote na qual os foliões trocavam seus saltos e sapatos por sandálias temáticas. A Ipanema garantiu mais charme aos pés das convidadas, e a Rider calçou a ala masculina.
A Kibon também esteve presente no Camarote Brahma e distribuiu sorvetes aos convidados.
O Shopping Iguatemi esteve presente no Camarote do Reino com um painel gigante para que os foliões de plantão pudessem tira uma foto ao lado de Durval Lelys, que comanda o grupo Asa de Águia.
E levou às ruas de Salvador uma ação de marketing promocional itinerante de fotos e distribuição de brindes com o tema França, que acompanha o conceito do camarote.
A Accor levou um pouquinho de Paris ao Carnaval de Salvador com o seu camarote.
Em Porto Alegre (RS), uma das atrações foi o Bloco das Camisinhas que não contou com o patrocínio de nenhuma marca. A iniciativa integra a campanha de prevenção de DSTs e Aids do Governo do Estado, realizada pela Secretaria da Saúde.
Club Social levou sua tradicional lata personalizada ao Bloco de Carlinhos Brown, em Salvador.
Cenoura & Bronze, marca de proteção solar, decidiu aproximar-se ainda mais de seus consumidores nesse Carnaval. Para isso, durante os dias de folia distribuiu, dentro do Camarote Salvador, leques com a sua logo para que os visitantes pudessem curtir o espaço em grande estilo, além de se refrescarem e se divertirem muito mais.
Os visitantes do Camarote Salvador tiraram literalmente a sorte grande durante todos os dias de folia, com as ações de marketing promocional realizadas pela marca de preservativos Olla.
Quem também esteve presente no Camarote Salvador foi Zero-Cal. Para que os foliões se divertissem sem abrir mão do sabor e do prazer, a marca ofereceu bebidas preparadas com a sua linha de adoçantes.
Listerine esteve presente no Camarote do Nana, em Salvador (BA), dando a todos a oportunidade de beijar muito.
A Devassa, como cerveja oficial do Carnaval paulistano, esteve presente em diversos camarotes do Sambódromo. O destaque ficou para o Camarote Monumental e Esquenta no Hotel Holliday Inn.
A NewStyle levou o Aovivokê de Trident Fresh para o Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo e divertiu muito os foliões.
Sempre Livre foi ao Camarote Salvador com ações promocionais assinadas pela agência de marketing promocional Grupo9 e operacionalizadas pela 3Promo.
A Leader esteve nos blocos do Carnaval de Salvador com distribuição de batecos, blimps e customização de abadás no Eva.
O Camarote Brahma, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, mais uma vez foi um verdadeiro desfile de grandes marcas. Com a assinatura do Banco de Eventos, recebeu inúmeras personalidades, destaque especial para Megan Fox, embaixadora da Brahma no Carnaval 2013.
Fica a expectativa de como será o Carnaval de 2014, o Carnaval da Copa. Fontes do Promoview que circularam pela Marquês de Sapucaí garantem que uma das indústrias de bebibas instaladas no Brasil já iniciou conversações e tentará patrocinar todas as escolas de Samba do Rio de Janeiro integrando os enredos sem contudo tirar a personalidade de cada agremiação, buscando realizar a maior ação na história do evento.
E se vale a máxima dos carnavalescos, que o próximo carnaval começa quando o último carro sai da avenida, já começou a corrida por visibilidade em um evento que certamente vai entrar para a história do marketing.
Quer saber mais? Siga Promoview e saiba primeiro!