Com os ventos fortes e o sol escondido entre as nuvens, como praticar atividade física fora de casa? Entre passadas de diversão e um presente inesperado, a corrida sai da orla e vem para o shopping.
Esta é a proposta do “Desafio Kaiak”, ação promocional da Arandas Marketing Boutique para a Natura, que pela primeira vez interage mais de perto com o consumidor final em shopping centers de Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE). Na capital baiana, o desafio Kaiak encerrou em 26/04, no Salvador Shopping.
Dentro do mall foram instaladas esteiras ergométricas equipadas com monitores que veiculam vídeos com imagens que remetem a esporte e atividade física. O participante escolhe o tempo do seu desafio, o tipo de vídeo e trilha sonora que quer em seu monitor e determinar o seu presente.
Caso opte por percorrer três minutos, o participante ganha uma amostra de um ml de uma das fragrâncias de Natura Kaiak. Se a escolha for para percorrer oito minutos, ele ganha um Desodorante Spray de Kaiak. Se for chegar ao tempo máximo do Desafio e percorrer quinze minutos, o participante ganha um Desodorante Colônia Natura Kaiak.
Ao finalizar sua atividade, o participante vai até a vending machine (acompanhado por um promotor) e escolhe seu presente de acordo com sua opção inicial de tempo e equivalente ao seu desempenho.
Consultoria Esportiva
A esteira tem um limite máximo de velocidade de dez quilômetros por hora por questão de segurança. O limite mínimo é de quatro quilômetros por hora andando. O participante pode optar entre caminhar, trotar ou correr, de acordo com sua condição física.
Para o desenvolvimento técnico da ação, a Natura conta com a consultoria da Personal Club cujos sócios são Marcelo Affonso e Bruno de Barros, profissionais pós-graduados em Educação Física, respeitados em toda a região e conhecidos por terem sido treinadores de personalidades como Ivete Sangalo e Durval Lellis, cantor do Asa de Águia.
O Desafio Kaiak é acompanhado in loco por uma equipe de profissionais da área de Educação Física.
Como Funciona
Inicialmente, o participante deve assinar um termo de responsabilidade, saúde e liberação de uso de imagem. Em seguida, preencher um cadastro para levantamento de suas condições de saúde.
O coordenador técnico da ação coletará dados como peso e altura que determinam o IMC (Índice de Massa Corporal), um importante parâmetro para definição da velocidade máxima que o participante deve optar. As informações coletadas resulta em um relatório de avaliação sobre as condições físicas básicas do participante.
A participação no Desafio Kaiak é limitada a vinculada a um CPF por participante em todas as cidades em que a ação de marketing promocional acontece e os participantes são atendidos segundo a ordem de chegada, no horário de funcionamento dos shoppings.
A partir da escolha feita pelo participante na fase inicial, são exibidos na tela da esteira vídeos e trilhas inspirados nas quatro fragrâncias de Kaiak.