O Parque Shopping Barueri inaugurou uma “Praça de Papelão”, local que tem o objetivo de oferecer não apenas uma área de descanso e lazer, como também conscientizar da importância do uso de materiais sustentáveis.
Bancos, cadeiras, estantes e luminárias feitas de papelão e de MDF de madeira de florestas plantadas fazem parte do novo espaço de convivência do shopping. Além dos móveis, árvores, arbustos, passarinhos e caramanchões também feitos de papelão, a praça é forrada com grama artificial.
O projeto e o processo de fabricação dos móveis foram pensados para respeitar o meio ambiente. Os bancos, por exemplo, são predominantemente de papelão (90%) e o MDF corresponde aos outros 10% da estrutura.
“Visamos sempre o maior aproveitamento da matéria prima sem a utilização de produtos tóxicos que possam poluir”, ressalta Felipe Alvares, diretor executivo da Desoltec, empresa responsável pela criação do mobiliário.
“Após o desenvolvimento do conceito e do projeto, as peças de MDF são cortadas, os tubos de papelão recebem o acabamento final e são montados por meio de encaixe com pressão, sem o uso de cola”, explicou Alvares.
Os móveis que estarão expostos no empreendimento foram adquiridos pelo Parque Shopping Barueri, e estarão dispostos na Praça de Eventos. Nas datas em que houver alguma atração no local, a praça será desmontada e pequenos espaços de convivência com os móveis serão montados nos corredores do shopping.