A cidade de Conservatória recebe pelo sétimo ano consecutivo o Festival CineMúsica, dedicado ao universo do som no cinema.
Esta edição tem como tema o BRock – o rock dos anos 80, a terceira geração do rock’n roll nacional que surgiu no final da ditadura militar trazendo ironia, novas referências e acento pop.
Serão trazidos de novo à cena o emblemático e inaugural Circo Voador, a carreira do cineasta Lael Rodrigues – principal divulgador da nova música – e grupos como Blitz, Legião Urbana, Dorsal Atlântica e muitos outros mais.
A direção do festival é de Ivo Raposo Júnior e a curadoria é de Hernani Heffner, que destaca neste ano a comemoração dos 80 anos da chegada do som ótico ao Brasil, marcada pelo lançamento de Voz do Carnaval, de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro.O filme, considerado perdido por longo tempo, reaparecerá com a exibição de um raríssimo fragmento sonoro.
Haverá também uma reflexão ampla sobre o profissional de criação sonora e sobre a trajetória da crítica cinematográfica.
Este ano, o evento oferece três prêmios voltados para a criação sonora: os tradicionais Troféu CineMúsica para longas exibidos entre julho de 2012 e junho de 2013; e Troféu Light para curtas do mesmo período; e o novo Prêmio Delart CineMúsica de serviços sonoros para cineastas com até dois longas realizados.
Os quatro pontos de exibição dos anos anteriores continuam: a Praça da Matriz, o Cine Tela Brasil, o Cine Milímetro e o Cine Centímetro – réplica do saudoso cinema carioca Metro Tijuca, uma das principais salas de exibição de filmes de 1940 a 1970.
Em paralelo, no Espaço Som, acontece a exposição Ressonâncias Históricas – A Tecnologia de Som no Cinema Brasileiro, que reúne diversos equipamentos usados em diferentes etapas da captação, processamento e finalização do som de um filme. A curadoria é de Clarisse Xavier e Lívia Botelho.
O evento é patrocinado pela Light, Grupo CCR, Petrobras, Eletrobras Furnas e Senac, e certificado na Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet/Ministério da Cultura e na Lei do ICMS/ Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
O festival é promovido pela Associação Cultural CineMúsica e conta com o apoio da Prefeitura de Valença, Casa de Cultura de Conservatória, Fecomércio, PUC-Rio, Delart e Canal Brasil.