De 10 a 14/09, Petrópolis sedia a primeira edição do Costura Rio, feira de negócios voltada ao setor têxtil e de confecção.
Realizada pelo Sindicato das Indústrias de Confecções de Petrópolis (Sindcon) e pela Prefeitura de Petrópolis, o evento ocupará o Hipershopping ABC, e, segundo a organização, deverá reunir público de três mil pessoas.
A expectativa é de que o evento gere um volume de negócios da ordem de R$ 80 milhões no decorrer do ano. Segundo lei criada no município serrano, o Costura Rio ocorrerá a cada dois anos.
Entre os expositores estão fornecedores de máquinas e matéria-prima, prestadores de serviço e profissionais da área de tecnologia. Instituições como Sebrae, Firjan e Senai Moda Design estarão presentes apresentando soluções e novidades em técnicas de vendas, mercado, crédito etc.
“Nossa intenção é de que o evento se torne ‘obrigatório’ a empresários e profissionais do setor. Queremos reunir em um só espaço todo tipo de recursos para confeccionistas, assim como novas tecnologias de produção, maquinários, tecidos e aviamentos recém-lançados”, explica Addison Meneses, presidente do Sindicon.
Além da feira de negócios, a programação conta com palestras e seminários técnicos. Na noite de abertura, a palestra “Moda – Onde estamos e para onde vamos” ficará por conta do estilista Walter Rodrigues, que vai debater sobre a importância da roupa na história.
Instituída pelo Governo do Estado como a Capital da moda fluminense, Petrópolis tem 14% de seu PIB provenientes dos setor de fábrica e de confecção, que geram mais de 50 mil empregos diretos e indiretos. São 600 empresas com faturamento mensal acima de R$ 30 milhões.