As inscrições para o Festival Imagem e Movimento do Amapá (FIM) podem ser feitas até o dia 01/10. Segundo Alexandre Brito, um dos organizadores do festival, o número de inscritos no evento ainda é pequeno. “Dos 60 trabalhos inscritos, apenas 12 são do Amapá. O número é considerado baixo”, avalia.
Brito explica que qualquer audiovisual, como documentários, reportagens jornalísticas, vídeos de um minuto, videoclipes, longa, média ou curta-metragens podem ser inscritos. “Os materiais não podem ter mensagens com conteúdo racista ou com discriminação. E cada produtor pode inscrever quantos trabalhos quiser”, disse.
Ele acrescenta que o festival surgiu como uma forma de trazer ao grande público um tipo de audiovisual que não chega aos cinemas do Estado. “Existem muitos produtores de cinema que não conseguem que o filme chegue ao público do Amapá. Então o festival tenta fazer um link ou aproximar o produtor independente do público”, explica Brito.
O festival, que não tem caráter competitivo, será realizado de 01 a 07/12 em local ainda não definido. As inscrições são gratuitas e podem ser feita por intermédio do site do Festival Imagem e Movimento.