Experiência de Marca

Coca-Cola patrocina exposição olímpica

A mostra tem curiosidades como peças do arquivo da marca de refrigerante, mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos.

A partir de hoje (13/09) será aberta ao público a exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”, no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio de Janeiro.

A mostra trará curiosidades como peças memoráveis do arquivo da Coca-Cola, a mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos. A multinacional de bebidas é parceira das Olimpíadas desde a edição de Amsterdã, em 1928.

Tochas Olímpicas (Foto: By Tom Dib).

A exposição, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), contará com mais de 300 itens que representam a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Em meio a outras curiosidades, ela trará 36 peças históricas e materiais promocionais autênticos da memorabilia olímpica da Coca-Cola, que também é patrocinadora da exposição.

Entre os destaques, está o cartaz em que o corredor negro Jesse Owens se refresca com uma Coca-Cola. O atleta ganhou quatro medalhas de Ouro nos Jogos de Berlim, em 1936, e virou lenda ao desmentir na prática a doutrina da supremacia ariana em plena Alemanha nazista.

Cartaz Jesse Owens (Foto: By Meio e Mensagem).

A marca também levará à exposição uma embalagem que virou um clássico e foi criada para os Jogos de Moscou, em 1980, mesmo com o boicote dos Estados Unidos, ainda por conta do embate com a então União Soviética.

“Participar dessa exposição representa o lançamento da parceria entre a Coca-Cola Brasil e o COB para os tão aguardados Jogos Olímpicos Rio 2016”, explica Flávio Camelier, vice-presidente de Jogos Olímpicos da Coca-Cola Brasil. Para o executivo, a parceria ajudará o COB a aumentar a visibilidade das Olimpíadas, aproximando ainda mais a população dos esportes olímpicos.

Medalhas Olímpicas (Foto: By Tom Dib).
Mascotes dos Jogos Olímpicos (Foto: By Festivais de Cultura).

Fonte: Teresa Levin/ Meio&Mensagem.