Experiência de Marca

Rock in Rio confirmado para 2015

Em setembro de 2015, o evento retorna à Cidade do Rock, área de 150 mil m² cedida pela Prefeitura do Rio de Janeiro e que servirá também como parque de lazer dos atletas durante os Jogos Olímpicos de 16.

O Rock in Rio 2013 chegou ao fim, e a organização do festival já informou que o evento voltará ao Rio de Janeiro em 2015. O anúncio foi dado em coletiva de imprensa realizada na Cidade do Rock no dia 21/09.

Após quase 100 horas de diversão ao longo de sete dias, o público, que já começava a se sentir órfão do Rock in Rio, pôde comemorar a confirmação de uma nova edição do maior festival de música e entretenimento do mundo – e o melhor, com data marcada.

Em setembro de 2015, o Rock in Rio retorna à Cidade do Rock, comemorando 30 anos na área de 150 mil m² cedida pela Prefeitura do Rio de Janeiro e que servirá como parque de lazer dos atletas durante os Jogos Olímpicos de 16.

O comprometimento das marcas investidoras é outro dos indicadores. A organização confirma a edição de 2013 com seu patrocinador master já fechado: o Itaú, que pela segunda edição consecutiva investirá no festival.

Além deste, outras cotas de patrocinadores também já estão garantidas: Oi e SKY. A TV Globo mais uma vez será media partner, realizando toda a cobertura oficial do Rock in Rio

O prestígio alcançado pelo evento nos últimos anos é resultado de um modelo de comunicação que enxerga além do palco, com a preocupação de oferecer diversas oportunidades de negócios para as marcas ligadas ao evento; suporte profissional, pessoal e tecnológico aos artistas; conforto; serviços; e produtos para o público por preços justos, além do compromisso com as cidades-sede e desenvolvimento de ações concretas com foco social e ambiental.

A organização do evento acredita que a edição contribuirá mais uma vez na avaliação e no aperfeiçoamento das condições logísticas e operacionais da cidade para a realização de grandes eventos. Até lá, aparelhagens públicas como o metrô e as BRTs já estarão funcionando, garantindo ainda mais infraestrutura.

Mais do que um festival de música, o Rock in Rio é um projeto de comunicação com forte apelo social, contribuindo para a geração de empregos, movimentando a economia, impulsionando o turismo e projetando de forma positiva a imagem da cidade onde é realizado para todos os cantos do planeta.

A força de sua história e marca são claras. No total, são onze edições já realizadas – Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e Espanha (2008 e 2010) – e cerca de seis milhões de espectadores, somando a edição de 2011.

Em sua primeira edição, em 1985, o Rock in Rio impulsionou a indústria do show business no Brasil ao inserir o País na rota dos grandes astros internacionais, como Queen e AC/DC, e marcou a história da música ao abrir espaço para bandas que viriam a se tornar alguns dos mais celebrados nomes da rock brasileiro, como Os Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho.

Em 2011, em seu retorno ao Rio de Janeiro, após dez anos e amadurecido, carregando na bagagem a experiência adquirida com a realização de seis edições internacionais, o Rock in Rio, assim como fez em 1985, marcou mais uma vez o País ao introduzir um conceito totalmente inovador de festival, um verdadeiro complexo de entretenimento que atendeu às preferências de diversos públicos.

Em seis dias desta edição, 595 mil pessoas assistiram e se emocionaram com as apresentações dos Palcos Mundo e Sunset e Eletrônica, se encantaram com as diversas manifestações artísticas na Rock Street e se divertiram nos brinquedos espalhados pela Cidade do Rock.

Na enquete realizada no site oficial do Rock in Rio, o México saiu na frente com 44,32% dos mais de 560 mil votos. A disputa foi acirrada. A Colômbia ficou logo atrás, por uma pequena diferença, com 44,2%. Já a Argentina teve 11,48%.

Alguns Números da Edição de 2013

• Mais de 160 atrações musicais nos sete dias de evento;
• Ingressos esgotados: 595 mil ingressos vendidos;
• Área Vip recebeu quatro mil pessoas diariamente;
• Até sexta-feira (20/09) cerca de 24 mil pessoas já tinham passado pela Roda Gigante do Itaú e da Prefeitura; quase 21 mil pela Montanha Russa da Chilli Beans, em torno de quatro mil pela Tirolesa da Heineken e cerca de sete mil pelo Free Fall da Trident.
• No primeiro fim de semana de shows, o canal oficial do Rock in Rio no YouTube atingiu a expressiva marca de quatro milhões de visitas;
• Usuários de mais de 200 países acompanharam, ao vivo, via YouTube, artistas como Metallica, Red Hot Chilli Peppers e Kate Perry. O show do Metallica, um dos mais aguardados, bateu recorde e foi o festival mais visto de toda a história de transmissões da comunidade de compartilhamento de vídeos, que inclui festivais internacionais como Lollapalooza e Coachella;
• O impacto causado pelo Rock in Rio em mídias sociais atingiu 150 milhões de pessoas (ferramenta de medição Scup). No total são 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais do evento; 6,5 milhões de exibições de fotos e 4,5 milhões de visitantes únicos nos sete dias de festival;
• O Rock in Rio foi trending topics em dez países;
• O aplicativo oficial do Rock in Rio foi o mais baixado do Brasil;
• Mais de 200 países acessaram o conteúdo das redes sociais do Rock in Rio;
• Desde julho de 2010 até o domingo (02/10) o site oficial do Rock in Rio teve 71 milhões pageviews e 12 milhões de visitantes únicos;
• Apenas no primeiro fim de semana do evento foram vendidas 25 mil camisas oficiais, sendo 12,5 mil com os dizeres “Eu fui” e outras quatro mil com as logomarcas das bandas que se apresentaram; dez mil chaveiros e 20 mil squeezes personalizados.