O Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública – Secop, realizado pela ABEP – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, ocorreu nos dias 23 e 24 de novembro, no Estádio Joaquim Américo Guimarães, conhecido como Arena da Baixada, que foi a sede de Curitiba na Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Nesta-49ª edição, o evento teve sua primeira feira realizada na área do gramado da Arena da Baixada e contou com mais de 60 estandes do setor de tecnologia e recebeu aproximadamente 2 mil pessoas entre público, palestrantes, congressistas e expositores.
Rafael Maia, sócio e diretor de novos negócios da AirPromo, agência responsável pela organização do evento, ficou orgulhoso com a qualidade da entrega.
“A AirPromo realizou a primeira feira no campo da Arena da Baixada. Estamos muito satisfeitos com esta linda entrega que valoriza nossa cidade”, destacou ele.
A agência também se destacou recentemente pela produção de 2 grandes espetáculos do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.
O encontro é considerado o maior evento do Brasil, direcionado a profissionais da área da tecnologia de informação e comunicação do setor público, das diferentes esferas do governo, e contou com feira de negócios, palestras, painéis, workshops, keynotes e campfires.
Já na opinião de Vitor Menezes, diretor de relações institucionais da Ligga Telecom, parceira do evento, foi uma oportunidade de mostrar a importância da conectividade para o desenvolvimento urbano.
“Ficamos muito felizes em participar deste grande evento e mostrar um pouco sobre o papel da conectividade para o desenvolvimento urbano e tudo o que a internet pode trazer de benefício ao setor público e consequentemente ao cidadão”, revelou.
Por fim, Leandro Moura, presidente da Celepar e da ABEP, ressaltou a importância da troca de experiências, informações e conhecimento entre os profissionais da área.
“Respirar a tecnologia em ano de Copa do Mundo num estádio de futebol foi motivador. Não há a menor possibilidade de pensarmos no presente ou no futuro sem pensarmos em tecnologia. Nossa missão, como gestores de tecnologia, é utilizá-la da melhor forma possível, com transparência, integridade e sempre a serviço do cidadão“, concluiu.
Além de toda a programação do evento, o Secop também promoveu o Prêmio e-Gov, para reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo digital nas administrações públicas das três esferas (federais, estaduais e municipais).
Nesta edição de 2022, o vencedor foi o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), com a iniciativa Soluções Digitais para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul.