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Nike ou Adidas? Saiba quem vendeu mais nessa Copa do Mundo

Marcas esportivas estamparam as camisas de 29 das 32 seleções do torneio.

Se engana quem pensa que a grande competição da Copa é entre as seleções. O confronto principal não poderia ser nenhum senão Nike versus Adidas.

As duas marcas esportivas disputam dia após dia quem faz os melhores uniformes, as melhores campanhas e, claro, quem vende mais. A cada quatro anos, essa batalha toma proporções planetárias. 

Como é a grande patrocinadora da Copa do Mundo, é mais lógico pensar que a Adidas sai na frente nesse confronto. As bolas oficiais são da empresa, que tem o seu logo estampado em vários lugares relacionados à competição.

Mas a Nike não está atrás, muito pelo contrário. Em duas semanas desde o inícios dos jogos, a marca americana vendeu 23% da sua mercadoria nos EUA, percentual mais que o dobro quando comparado ao da Adidas, com 11%.

A disputa é mais equilibrada no número de produtos. 7 seleções tem três listras estampadas em suas camisas, como Argentina, Alemanha e Bélgica, com 380 variedades de roupas. Já a Nike veste 13 equipes, como França, Croácia e Brasil, contando com 397 peças diferentes.

As camisas mais vendidas pela Nike nos EUA foram Inglaterra, Holanda, Portugal e França, sendo essa última a seleção a chegar mais longe no campeonato. Isso sem contar as equipes que não se classificaram para a Copa.

Embora os produtos da Nike tenham um preço, média, maiores que os da Adidas, 71 dólares contra 46, nenhuma mercadoria recebeu um desconto. A Adidas, por outro lado, ofereceu em média ofertas de 9%, para evitar o excesso de estoque. 27% dos seus produtos receberam algum tipo de desconto.

“A Nike vende fora da Copa de forma mais rápida e com um preço mais elevado nos EUA do que a Adidas”, disse Jharonne Martis, Director de Investigação do Consumidor na Refinitiv, num post sobre o estudo. “O estoque da Nike também tem tido um melhor desempenho, sugerindo que talvez ela vá marcar o gol da vitória nessa disputa”.

O vencedor é nitidamente a Nike. Com maiores preços e mais vendas, ela nem precisou ser parceira da competição para ganhar essa partida milionária.

 

Esta matéria foi tema de um dos episódios do Podcast Resumão Promoview, ouça o corte abaixo: