Experiência de Marca

Onde está seu site no mapa da internet?

O ano está começando, e se você, assim como nós aqui do Promoview, fez um enorme esforço nos últimos tempos para posicionar seu<em> site</em>, é hora de fazer uma balanço. Confira onde ele está posicionado no universo da internet.

Começo de ano e a nossa dúvida aqui no Promoview permanece a mesma. Onde estamos no universo da internet depois dos últimos 365 dias de esforço?

Você que acessa todo dia nem percebe mais isso. Mas a rede global de computadores é um fabuloso fenômeno da civilização e a sua complexidade excepcional supera qualquer coisa que a humanidade já criou.

Em essência, estamos falando de uma quantidade enorme de informações totalmente desestruturada. Tentando colocar uma ordem lógica nisso, o russo Ruslan Enikeev desenvolveu em 2011 um genial e consistente  “Mapa da internet”, onde catalogou sites e criou uma divisão geográfica e por relevância dos assuntos tratados.

O mapa da Internet é uma tentativa de olhar para a estrutura oculta da rede, compreender sua escala colossal e examinar o que é impossível entender a partir dos números de estatísticas.

Como qualquer outro mapa, o da internet é um esquema mostrando a posição relativa dos objetos, mas ao contrário de mapas reais (por exemplo, o mapa da Terra), os objetos mostrados nele não estão alinhados em uma superfície. Matematicamente falando, o mapa da internet é uma apresentação bidimensional de ligações entre sites na Internet.

Cada site é um círculo no mapa e seu tamanho é determinado pelo tráfego do site. Quanto maior o tráfego, maior o círculo. A proximidade entre os sites decorre do tráfego de usuários entre eles, unindo sites do mesmo campo ou fins similares. Para ficar num exemplo: um conjunto vasto de sites de conteúdo pornô pode ser visto entre Brasil e Japão.

As informações sobre mais de dois milhões de ligações entre os sites justificam a proximidade entre eles. Como se poderia esperar, os maiores grupos são formados por sites nacionais, ou seja, pertencentes a um país.

Por uma questão de conveniência, todos os sites relativos a um determinado país usam a mesma cor. Por exemplo, a zona vermelha no topo corresponde ao segmento russo da rede, o amarelo do lado esquerdo representa o segmento chinês, o roxo da direita é japonês, a grande luz azul central um é o segmento americano, etc.

A versão que está disponível atualmente foi uma “foto” tirada da rede mundial, baseada nas informações do Google e abrange mais de 350 mil sites de 196 países que tratam de todos os assuntos.

A imagem abaixo serve de guia para entender países e portes dos sites que estão no mapa. Para visitar o que mais parece um céu repleto de estrelas e conferir onde está seu site nesta imensidão, clique na imagem.