A Nielsen, uma multinacional especializada em medições e dados, revelou no dia 14/12, que o sucesso alcançado pela seleção de Marrocos que chegou às semifinais da Copa do Mundo FIFA Catar 2022 teve grande impactos nas redes sociais, mesmo com a derrota para a França por 2 a 0.
Segundo a InfluenceScope, ferramenta de medição de influência da Nielsen, o país da África atingiu o maior aumento percentual (59%) no Instagram entre todas as 32 seleções que participaram da competição.
No total, a seleção de Marrocos ganhou mais de 1,1 milhão de seguidores de 20 de novembro, data da abertura da Copa, até o dia 14/12, quando perdeu para a França na disputa pela vaga na final. Com isso, a equipe do norte da África tem aproximadamente 3 milhões de seguidores na rede social.
Ja-a França, que enfrenta a Argentina na final, perdeu o posto de seleção mais popular no Instagram para o Brasil, e agora tem 12,8 milhões de seguidores. No segundo lugar no ranking da influência nas redes, a seleção francesa viu seu apoio na plataforma crescer 5%, equivalente a um aumento de 700 mil seguidores.
A Seleção Brasileira, apesar de perder nas nas quartas de final para a Croácia, teve um crescimento expressivo na quantidade de seguidores no decorrer da Copa. Desde que a competição iniciou no Catar, o Brasil cresceu 20%, com um aumento de 2,6 milhões de seguidores no período. Durante os últimos 30 dias, o salto no Instagram foi ainda maior, de 24%, com 3,1 milhões de seguidores extras no último mês.
Confira a seguir o Top 10 com o crescimento bruto de seguidores no Instagram de 20 de novembro a 14 de dezembro:
1) Brasil 2.619.343 19,98%
2) Argentina 1.586.047 19,51%
3) Portugal 1.441.295 12,91%
4) Marrocos 1.122.057 59,79%
5) França 699.430 5,74%
6) Inglaterra 439.654 5,02%
7) Espanha 409.297 9,64%
8) México 355.309 5,77%
9) Holanda 159.157 10,67%
10) Alemanha 121.815 2,34%