Quem decidiu apostar no Carnaval de Minas Gerais e ficar nas redondezas da Capital pode preparar o samba no pé e o meio de transporte. É que nas proximidades de Belo Horizonte a festa mais esperada do ano se destaca em Nova Lima e Sabará, na Região Metropolitana. O ponto forte está nos blocos de rua, que começam a tomar conta das cidades já no dia 28/02.
Em Nova Lima, a 13 quilômetros da Capital, grande parte das atrações se concentra no centro histórico. Domingo, às 10h, sai às ruas o Bloco dos Sujos, um dos mais tradicionais. Com a chegada do grupo à Praça Bernardino Lima, começa um concurso que irá premiar as dez fantasias mais criativas do dia. A concentração será sempre na Rua do Bicame.
Em Sabará, pelo menos 20 ‘bloquinhos’ darão vida às ladeiras históricas. E quem pretende desfilar sem grandes produções pode simplesmente se juntar aos grupos. De sexta a terça-feira, o que não faltam são opções.
Tradição
Por outro lado, em Bonfim, na região central do Estado, a ousadia perde a briga para a tradição. A marca registrada da folia na cidade é o Carnaval a Cavalo. De domingo a terça-feira, 44 cavaleiros e amazonas participam do mais famoso desfile das redondezas.
Com roupas de veludo bordadas e homens e mulheres mascarados, a marcha percorre o Centro da cidade até a praça da igreja matriz. Os desfiles acontecerão a partir das 14h30. A abertura oficial da festa será dia 1º/03, às 21h, com o desfile do Zé Pereira, também na praça central.