Celebrar o maior Carnaval de Rua do mundo faz parte da história da cidade do Rio de Janeiro. Pelo o quinto ano consecutivo, a Dream Factory está à frente na produção e organização deste grandioso evento.
Ao apresentar a melhor proposta com base no Caderno de Encargos do Carnaval de Rua Rio 2014, a Dream Factory se une à Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria de Turismo/Riotur, e a Antarctica, como patrocinadora, para garantir a diversão, conforto e segurança dos foliões, moradores e visitantes da cidade.
O sucesso da organização do Carnaval de Rua é comprovado pelo crescente número de visitantes que vem ao Rio de Janeiro, neste período do ano. Em 2013, segundo dados da Riotur, o evento atraiu mais de 5,3 milhões de foliões.
Entre as principais novidades apresentadas para o Carnaval de Rua Rio 2014 estão: o cadastramento on-line dos promotores de venda, a identificação com coletes numerados e credenciais com nome e foto de todos os promotores de venda credenciados; instalação de mictórios que garantem novas posições para atender aos foliões e um maior fluxo de usuários, além da montagem de oito postos médicos, com até 60m² — localizados no Centro (três), Ipanema (três) e Copacabana (dois) — e que vão atender aos foliões durante os desfiles. Este ano, os blocos ganham também sinalizações bilíngues nos banheiros e postos médicos, com indicações em português e inglês.
Para garantir o máximo de conforto e comodidade, o planejamento inclui a organização do trânsito (com 1.500 controladores de tráfego, 300 cones de 75 cm, oito Pick-Ups que ajudarão no controle da secretaria de Ordem Pública, 150 faixas de sinalização, 500 banners de trânsito e oito painéis de LED), a administração dos banheiros químicos (total de 21.596 posições, entre containers, cabines individuais e mictórios) e cuidados médicos (incluindo 80 diárias de ambulância de UTI móvel).
Somente o número de banheiros, por exemplo, representa um aumento de 33% em relação à edição de 2013. Duas avenidas importantes da cidade foram ornamentadas para celebrar a folia carioca – a Rio Branco, no Centro, e a Princesa Isabel, na Zona Sul – e doze monumentos localizados em trajetos dos blocos, como o Chafariz, na Praça Santos Dumont, e o Relógio da Carioca, no Largo da Carioca, estão protegidos.
Credenciamento de Promotores de Venda
Foram credenciados cinco mil promotores de venda para atuarem no comércio ambulante até 09/03. Este ano, eles foram sorteados a partir de um cadastramento on-line prévio realizado em dezembro e janeiro.
A segunda etapa deste processo incluiu entrega de documentação e foto em seis postos na cidade do Rio de Janeiro. Por fim, em uma terceira fase, os promotores receberam kits contendo colete, credencial, isopor e guarda-sol. Todos os credenciados estarão identificados com coletes numerados e credencial com nome e foto.
Banheiros
Importante aquisição do Carnaval de Rua deste ano, os mictórios foram importados e serão instalados em pontos estratégicos da cidade.
Um único mictório pode ter até oito posições para uso simultâneo e alguns modelos possuem bags que auxiliam no escoamento.