O Carnaval chegou, e, com ele, as ações de live marketing com muita inovação, aproximando as marcas de seu público alvo.
Oportunidade como esta não haverá ao longo do ano, mesmo em ano de Copa do Mundo, pois, o Carnaval é a única festa no mundo em que todas as tribos estão reunidas, tornando-se um cenário perfeito para ativação de marca.
Empresas aproveitam a data para investir nas ações de marketing promocional, pois carregam como objetivo principal levar o nome além dos poucos dias de festejos carnavalescos.
A data nada mais é uma espécie de gancho que as marcas aproveitam para reforçar sua posição diante do público alvo e para lançamento de novos produtos ou serviços.
O tema permite também que marcas de diversos setores invistam em seus focos. É aí que se vê desde chinelos a cervejas desfilando como brindes pelos ambientes, até porque espaço para todos é o que não falta.
Na região Nordeste do Brasil temos como marcas fortes a Skol que terá muitas ações de marketing promocional acontecendo em seu Camarote.
Em Florianópolis, a Skol presenteou a cidade com um dia a mais de folia. A Quarta-feira de cinzas desse ano terá cara de sábado de Carnaval. A marca também apresenta várias ações durante os festejos como por exemplo a Arena Skol que é um local onde todos poderão entrar.
Outra marca que estará presente no Carnaval nordestino é a Ouro Fino. Ela desenvolveu especialmente para esta data uma embalagem que se adapta à mão do folião. Junto com o pensamento de conforto para as pessoas, pensou também no meio ambiente, pois a embalagem tem degradação mais rápida do que as comuns.
A Neutrogena, marca da Johnson & Johnson fará ativações e ações diferenciadas dentro do Camarote Expresso 2222, que fica no circuito Barra/Ondina em Salvador, e no Camarote Veja Rio, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
O Itaú, patrocinador do Carnaval de Salvador desde 2008, neste ano a instituição apoiará os movimentos dos grupos culturais de raiz do evento, com o objetivo de valorizar e resgatar a tradição e apoiar a cultura local.
Em meio a tantos veteranos, quem estará pela primeira vez na festa será a Niely Cosméticos que patrocinará o Carnaval de Salvador e Recife. A marca colocará no Camarote um salão de beleza com profissionais que estilizarão o cabelo dos convidados.
No Rio de Janeiro, a Veja estará no Sambódromo com ações em seu Camarote e também realizando o segundo Prêmio Veja Rio de Carnaval que escolherá os melhores profissionais da maior festa do planeta.
A Durex propôs levar casais às alturas durante o Carnaval. A marca convida foliões a entrarem numa cápsula que esconde um quarto em seu interior e que foi instalada no Aterro do Flamengo, no dia 28/02. Além disso, quem participar da ação de marketing promocional, também poderá assistir aos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.
Em São Paulo, uma das marcas que quer fazer a diferença é a Itubaína. Um resgate da história do Carnaval vai marcar a ação de live marketing no Carnaval de São Paulo.
Serão criadas esquinas cenográficas no ponto de encontro Botequinn, no Holiday Inn, e nos camarotes Cidade, Monumental e Confraria, com direito a carrinho de pipoca e refrigerantes Itubaína Retrô para degustação, além de fotógrafo para registrar em Polaroid o momento nas “tradicionais esquinas”.
A Devassa contará com um espaço exclusivo para convidados em um hotel próximo ao sambódromo, onde é feito o receptivo para os camarotes. “Esquenta” como é conhecido o local, terá decoração inspirada no Carnaval de Veneza e vai oferecer uma série de amenidades.
Em parceria com hotel, haverá o Botequinn Devassa, um espaço original, aberto ao público, com música ao vivo e venda exclusiva dos produtos da Brasil Kirin como: Schin Refri, Itubaína Retrô, Ecco! e Fibz.
Fique ligado no Promoview nesse Carnaval e acompanhe diariamente as principais ativações de marca em todo o Brasil. O que foi apresentado nesse post é apenas uma pequena mostra de tudo o que vai rolar.