Experiência de Marca

Copa do Mundo: Sua empresa está preparada?

Promoview ouviu CEOs de agências que participarão da Copa do Mundo de 14 realizando ações de live marketing para grandes marcas, e saber como será a atitude delas, mesmo com as imposições da Fifa.

A Fifa terá esse ano, o seu evento mais lucrativo de todos os tempos, mas os ganhos para o Brasil são duvidosos. Estudo exclusivo da consultoria Delta Economics & Finance para a América Economia Brasil, concluiu que a Federação de Futebol deve obter receitas de R$ 4,1 bilhões com o torneio.

Enquanto a entidade máxima do futebol leva esse ‘bolão’, o Brasil projeta melhorar sua infraestrutura, gerar empregos e ganhar projeção internacional em troca de seu investimento de R$ 25,36 bilhões.

No mercado promocional, o maior evento esportivo do mundo é aguardado com ansiedade, porém, nem tudo são flores. As regras impostas pela Fifa para ativação de marca são muitas, e é preciso muita criatividade para conquistar um espaço, mesmo para os patrocinadores.

Um exemplo foi o que aconteceu com a Chocolates Garoto que desenvolveu a sua “Taça de Chocolate” mas não poderá vendê-la dentro dos estádios e no Exterior (Veja mais detalhes aqui).

taca chocolate garoto copa

 

Em função disso, na hora de promover ações promocionais para atrair os turistas do Mundial 2014 ou ofertar produtos e serviços, as MPE (empresas de micro e pequeno porte) devem observar algumas regras do Programa de Proteção às Marcas (PPM) da Fifa, que dispõe sobre o uso das marcas, atividades de marketing proibidas, áreas de restrições comerciais, e produtos falsificados (Saiba mais aqui).

Copa-2014_foto_by_somadetudo.com.br

Foi neste cenário que o Grupo Promoview ouviu CEOs de agências que participarão da Copa do Mundo de 14 realizando ações de live marketing para grandes marcas, e saber como será a atitude delas, mesmo com empecilhos, neste mundo vasto e altamente amplo para ativações das marcas.

Maurício Gallian, CEO da OutPromo, afirmou que a agência sempre esteve com os dois pés no chão durante todo o período de especulação com relação à Copa do Mundo.

Maurício Gallian.
Maurício Gallian.

“Desde o começo acreditávamos que não seria um período onde o volume de trabalho iria aumentar absurdamente. Para nossa sorte, e pela competência de nossa equipe, teremos várias ativações ligadas a Copa do Mundo”, declara Maurício.

Além de já vir realizando ações para a Adidas e a PG, foi com essa linha de pensamento que a OutPromo conquistou a Continental Pneus que é patrocinadora oficial da Copa do Mundo.

Com a nova parceria, Maurício fala sobre o principal desafio da equipe. “Acho que será fazer o cliente ou marca aparecer em meio a tantas ações, com verbas relativamente reduzidas. Por isso, as equipes de planejamento, eventos e operação estão trabalhando totalmente integradas para apresentar ideias criativas e operacionalmente viáveis, dentro dos budgets dos nossos clientes.”

Conversamos também com Paulo Castello Branco, presidente do Grupo Águia que acumula experiências em Copas do Mundo desde 1966 e vem se preparando para o Mundial no Brasil desde 2011.

Com relação às expectativas, Paulo deixa bem claro qual o objetivo para esta edição do evento esportivo.

“A nossa expectativa é atender 300 mil pessoas, entre estrangeiros e brasileiros. O Grupo Águia espera um crescimento entre 30% e 35% com a Copa do Mundo. É importante ressaltar que, ao trabalhar com projetos ligados diretamente a este grande evento, estamos contribuindo significativamente para o desenvolvimento do mercado de turismo no Brasil.”

Paulo Castello Branco.
Paulo Castello Branco.

Paulo afirma que a equipe está preparada para recepcionar o evento em cada uma das 12 cidades-sedes. “Todo o esforço conjunto dos profissionais do Grupo e de seus parceiros para oferecer serviços em alto nível valerá muito a pena. Esperamos, daqui a 20 anos, olhar para trás e ter a certeza de que o Grupo Águia teve enorme contribuição para o sucesso de um dos eventos esportivos mais importantes do Mundo”.

Para a Copa do Mundo de 14, o Grupo Águia usará seu know-how adquirido em edições anteriores do evento e promete se destacar com seus diferenciais. “Somos o agente responsável para a comercialização de Hospitality no Brasil, que são áreas VIPs nos estádios. Além disso, o Grupo atuará no receptivo e na logística de torcedores corporativos de empresas brasileiras e estrangeiras através da Planeta Brasil, uma de nossas empresas”, afirma Paulo Castello Branco.

A Top Service, outra empresa do Grupo Águia, preparou um roteiro especial para torcedores conhecerem a Amazônia de navio e ainda assistirem a um dos jogos da Copa no Estado.

“Serão mais de 3.500 pessoas envolvidas direta ou indiretamente na operação das empresas do Grupo exclusivamente para a Copa. Estaremos muito bem preparados”, finaliza o CEO do Grupo Águia.

Rodrigo Rivellino, presidente da agência AktuellMix nos falou que a Copa deixou a equipe motivada e que muita coisa será realizada.

Rodrigo Rivellino.
Rodrigo Rivellino.

“O primeiro semestre tende a ser bastante movimentado, com ações de ativação, eventos, ações de marketing promocional e experiências de marca, não somente para os patrocinadores oficiais, como também para os nossos clientes no geral.”

No que se diz respeito a novidades e destaques, Rodrigo fala sobre o que está planejando. “Fomos responsáveis pelo primeiro grande evento Preliminary Draw, e, recentemente, pelo mais importante até a abertura da Copa, o Final Draw. Com isso, conseguimos absorver muitos aprendizados no que tange às necessidades, visão, execução, modus operandi de um evento com essa magnitude. Além, obviamente, do fato de sermos responsáveis pela criação de uma mensagem para sete bilhões de pessoas, o slogan da Copa.”

Ouvimos também Marcelo Checon, presidente da agência M|Checon, que nos falou sobre as expectativas para o evento. “Acredito que todos no Brasil tinham uma expectativa maior para recebermos este evento e depois as Olimpíadas. Mas, graças a Deus, a M|Checon está preparada para atender a várias demandas”.

Marcelo MChecon
Marcelo MChecon

No que se diz trabalho e concorrência, Marcelo afirmou que todas as agências têm algo a apresentar. “Acredito que as agências também se prepararam para suportar esta demanda. Todos teremos muito trabalho, principalmente as empresas tradicionais e sérias”.

E finalizou dizendo sobre o diferencial da agência para a Copa do Mundo. “A M|Checon vai se diferenciar, pois temos uma estrutura única no mercado com os melhores profissionais, incluindo a agência no Rio de Janeiro, considerada sucesso no mercado carioca, pois em três anos triplicamos faturamento e somos reconhecidos no mercado.”

 

A Copa do Mundo de 14 envolverá uma maratona de 64 jogos, em 12 cidades-sede com início no dia 12/06 na Arena do Corinthians, em São Paulo, e será concluída em 13/07, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O Estádio do Itaquerão, ainda não concluído, abre a Copa do Mundo de 14...
O Estádio do Itaquerão, ainda não concluído, abre a Copa do Mundo de 14…

 

... e o Estádio do Maracanã apresentará ao mundo o grande ganhador da Copa do Mundo de 14 (Foto: Jorge Félix/AE).
… e o Estádio do Maracanã apresentará ao mundo o grande ganhador da Copa do Mundo de 14 (Foto: Jorge Félix/AE).

Há expectativa de incremento do turismo com a Copa. Mas as condições de segurança e a ameaça retomada dos movimentos de rua podem frustrar as iniciativas realizadas com esse fim. Também pesam os preços e a qualidade do transporte aéreo, das hospedagens e da alimentação.

Bem, a sorte está lançada. É esperar para ver!.