O Dia Internacional da Mulher é uma forma de reconhecimento pela sua importância na sociedade. Assim, mulheres que são símbolos de força, amor e determinação são sempre lembradas para falar sobre suas experiências de vida e no âmbito corporativo.
Cada vez mais o sexo feminino tem entrado no mercado de live marketing para mostrar que podem tal ou igual a um homem liderar empresas deste segmento.
Em virtude desta data, o Promoview resolveu homenagear alguns dos ícones de liderança feminina no mercado promocional, no dia que é merecido ser lembrado em meio a tantas lutas e conquistas.
Claudia Lorenz, é sócia-diretora da Agência Um. Além de ser apaixonada por eventos e acompanhar de perto cada detalhe de todos eles, a executiva responde diretamente como VP Comercial da Agência Um.
“O trabalho em equipe e a excelência das entregas são os maiores atributos que sempre busquei, e, com estas premissas, lidero um time grande e comprometido que se destaca pelo relacionamento e pela vontade de servir”.
A atuação de Claudia Lorenz colabora para que a agência seja premiada por seus trabalhos, reafirmando o compromisso com o cliente e a qualidade do trabalho desenvolvido. Um dos objetivos da agência é provocar atitude, garantir resultados e celebrar conquistas.
A sócia-diretora visa despertar a vontade de agir, criando projetos para motivar a participação de todos.
Vanessa Camurugy Moreira, diretora da agência 3Promo, fala sobre como ela vê a atuação das mulheres neste nicho de mercado.
“Particularmente sou uma pessoa que não gosta de rótulos, acho que independente de homens ou mulheres, bons profissionais possuem qualidades a serem exploradas e desenvolvidas sem distinção de gênero, mas não há como fechar os olhos para a facilidade que o nosso nicho de mercado tem, em inserir pessoas que possuem características marcantes do sexo feminino, como a intuição, a sensibilidade e a multifuncionalidade”.
Na opinião de Vanessa, uma agência de marketing precisa de ousadia, profissionais com disposição para correr riscos, com capacidade de interação, de compartilhar informações, gerir as múltiplas atividades que envolvem um job.
A diretora aproveitou a oportunidade para deixar um conselho para as mulheres que estão querendo ingressar neste mercado. “É um mercado sem dúvida muito promissor para as mulheres, o conselho é desenvolver um aprendizado técnico e usar as características femininas a seu favor.”
Conversamos também com Isabel de Paula, diretora-financeira da agência CL Promotion, que explicou um pouco sobre o perfil das mulheres ser diferente do começo do século.
“Além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, a mulher aglutina as tarefas tradicionais: ser mãe, esposa e dona de casa. Trabalhar fora é uma conquista relativamente recente das mulheres. Ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e ainda ter sua competência reconhecida é motivo de orgulho para todas.”
Isabel ainda afirmou que o grande desafio para as mulheres dessa geração, é tentar reverter o quadro da desigualdade salarial entre homens e mulheres e finalizou dando um concelho para quem deseja entrar na área. “Que entrem de cabeça, pois é um universo apaixonante, mais que realmente sintam paixão pela profissão, pois trata-se de um universo extremamente estressante”.
Para Elaine Batista, diretora da agência Cia de Ideias, estar na frente de uma agência de marketing promocional nunca foi tão certeiro para a mulher. “Acho que tem tudo a ver, porque e é um mercado versátil, ágil e que temos que fazer mil coisas ao mesmo tempo, e isso fazemos melhor que os homens..
Elaine também deixa um conselho para as mulheres que estão no mercado de live marketing e também para as que desejam entrar.
“Você terá que abrir mão de algumas coisas, porque nesse mercado tudo é urgente e para ontem, então aquela rotina sonhada de horário para academia, fazer massagem, às vezes fica de lado, e isso não é falta de planejamento ou organização de tempo, tem a ver com a necessidade de atender o cliente no momento em que ele precisa.”
“Filhos então é um projeto que será adiado para mais tarde, mas vale a pena, porque é fascinante atuar no marketing promocional.”
A diretora ainda afirma que ama a profissão e que paga o preço todos os dias.
Tatyane Luncah, diretora-executiva do Grupo Projeto 10 em 1, deu a sua opinião de como as mulheres são vistas no mercado de trabalho.
“Temos muita atitude e vejo que quase 100% das agências têm mulheres na liderança e diretoria. Para o nosso mercado de serviços, é fundamental a aliança entre sensibilidade e estratégia”.
Tatyane aconselha as mulheres a seguir em frente utilizando o que têm de melhor que é a intuição e planejamento. “O nosso mercado é muito amplo, e a distinção é feita pela qualidade de serviços não o sexo, logo, as multiutilidades que só as mulheres conseguem, fazem toda a diferença”.
Chegar ao patamar que as mulheres estão custou muito esforço e responsabilidade, mesmo assim elas não têm o seu trabalho reconhecido, mas isso não é motivo para desânimo.
Patrícia Palhares Galão Farias, diretora da agência Promova Ideias, falou sobre como a mulher é vista no mercado de live marketing.
“N?o creio que temos que enxergar diferenças entre homens e mulheres em qualquer mercado de trabalho, mas devo admitir que nós mulheres, temos mais olhos para a riqueza de detalhes e sensibilidade no trato com os clientes e tratando-se deste mercado, isto é extremamente importante.”
“Como conselho, digo que é um mercado competitivo, para tanto, é necessário estar preparada. Estude, invista em sua carreira e prepare-se munindo-se de criatividade, competência e muita dedicação é claro, curtam muito este dia dedicado a nós mulheres.”
Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da agência Netza, está a quase 15 anos à frente de uma agência de live marketing e para ela a presença da mulher no mercado promocional é crescente e visível.
“É um campo no qual elas estão cada vez mais ocupando posições que antes eram dominadas por homem e acredito que o lado afetivo conta pontos nestas atuações femininas pelo mercado.”
Na opinião de Fabiana a data não deve ser celebrada somente pelas conquistas, mas também, pelo respeito e confiança que as mulheres ganharam ao longo dos anos como profissionais que executam um trabalho de excelência.
Falamos também com Patricia Correa, diretora da UP Time que em entrevista disse como é a mulher no seguimento live marketing. “Vejo as mulheres neste nicho de mercado crescendo e se destacando pela diversidade do próprio negócio. As buscas femininas continuam, e acredito que em muitas situações as mulheres são mais eficazes do que os homens. Estando a frente de uma agência identifico que muitas de nós apresentamos características intrínseca da mulher, como por exemplo, a visão periférica de nossa natureza, atenção, emoção, saber ouvir, a flexibilidade e a empatia por querer entender os porquês”.
Para Patricia a multiplicidade está no mundo desde sempre e que as características da mulher consegue rapidamente e objetivamente obter resultado com o cliente, acertando em cheio ao ler suas reais necessidades. “Um exemplo disto é uma mulher em um evento ou ambiente são capazes de enxergar o todo sejam elas oportunidades ou detalhes a serem corrigidos”.
“Só entre neste mercado se amar o que estiver fazendo, pois é um mercado com muitas emoções e pressão diária. Persistência e dedicação será seu lema. E só invista nesta carreira se tiver vontade de dedicar muito tempo para sua vida profissional”.
O Promoview deseja a todas as mulheres um feliz Dia Internacional da Mulher.