Ativação

Nissan LEAF fornece energia para iluminação de Natal em fábrica da Inglaterra

A ativação é uma comemoração pelos 250 mil veículos elétricos produzidos na planta de Sunderland.

Um Nissan LEAF é responsável pelo brilho da decoração de Natal na fábrica da Nissan na cidade de Sunderland para comemorar a marca de 250 mil unidades produzidas do veículo elétrico pioneiro do Reino Unido.

Com o objetivo de demonstrar a capacidade do LEAF de ser usado como central elétrica móvel, a energia para iluminar a árvore de Natal de cerca de 10 metros de altura e da reluzente rena que acompanha a decoração está sendo gerada pela bateria do veículo, usando a inovadora tecnologia V2X, também chamada de V2X-MAS TREE, que vai do veículo para a árvore de Natal.

A Nissan também realizou uma ativação similar, mas em menor escala, no Brasil, ao fornecer energia para um carrinho de pipoca durante o Electric Experience 2022.

Ultrapassar a marca das 250 mil unidades produzidas do Nissan LEAF é uma incrível conquista e demonstra a expertise que acumulamos na última década na produção de veículos elétricos em nossa fábrica. Neste ano, eletrizamos totalmente a linha de modelos da fábrica, com as novas versões do Qashqai e do Juke que lançamos. Por isso, iluminar a árvore de Natal com nosso veículo precursor da mobilidade elétrica é uma forma espetacular e oportuna de fechar o ano“, celebrou Alan Johnson, vice-presidente de Manufatura na planta de Sunderland da Nissan.

O Nissan LEAF através de sua capacidade de fornecer energia para a rede, com uma tecnologia chamada de “veículo para a rede” (vehicle-to-grid ou vehicle-to-building – do veículo para edifício ou vehicle-to-everything – do veículo para tudo), devolve a gestão de energia para o controle do proprietário, transformando o veículo em uma central energética móvel. Os motoristas podem armazenar eletricidade na bateria do veículo e usá-la para alimentar a rede, um prédio ou até mesmo a árvore de Natal, se necessário.

Esta tecnologia faz com que os veículos elétricos sejam completamente integrados à rede elétrica, ajudando a melhorar a capacidade da rede de utilizar energia renovável e gerenciar a energia de forma mais eficiente.

Produzido há mais de uma década na fábrica de Sunderland, o Nissan LEAF foi o primeiro veículo elétrico a ser produzido em grande escala. O Nissan Qashqai, que foi o primeiro crossover e já bateu vários recordes, está sendo comercializado com o exclusivo sistema e-POWER da Nissan pela primeira vez na Europa, enquanto que seu companheiro de escuderia do segmento B, o Nissan Juke, passou a ser equipado com um motor híbrido de tecnologia avançada.

No ano passado, a fábrica da Nissan em Sunderland foi anunciada como a sede do projeto EV36ZERO, de 1 bilhão de libras. Este emblemático ecossistema de manufatura tem como foco a produção de veículos elétricos, energia renovável e baterias.

A fábrica de Sunderland é responsável pela produção do Nissan LEAF vendido no Brasil desde 2019 e que, hoje em dia, já é comercializado em 51 lojas da marca em todo o país, localizadas em 18 estados, além da Capital federal.