Experiência de Marca

Maratona Cultural divulga o circuito das artes

Para tirar um melhor proveito da programação que acontece em Florianópolis, a dica é desenvolver um roteiro de galerias, para apreciar suas obras, peças e produções.

A grande temática da quarta edição da Maratona Cultural de Florianópolis será a produção dos artistas atuantes no segmento de Artes Visuais.

O tema foi escolhido com o intuito de destacar e de despertar um olhar diferenciado do público catarinense para esta importante manifestação cultural, e abrir as portas das galerias e espaços de arte existentes na Cidade, que poderão ser visitados no dia 21 e 22/3, das 19h às 22h, e em 23/3, das 10h às 22h.

E para tirar um melhor proveito da programação a dica é desenvolver um roteiro de galerias, para apreciar suas obras, peças e produções.

A obra “Anunciação” de Leonardo da Vinci é uma das obras que estará disponível em uma das galerias (Foto: By Ivanirfaria).

O circuito pode ser iniciado pelo recém-reformado Museu da Escola Catarinense (Mesc), que recebe a exposição coletiva “Que desfaça o Curso de Qualquer Certeza”, com obras de 47 artistas locais e que prestará uma homenagem a Sandra Favero, Bebeto e Marco Antônio Martins (In Memoriam) pela sua relevância e atuação na atividade.

No mesmo espaço, durante todo o evento, também será possível visitar o Espaço de Arte Inclusiva, com a obra multissensorial “Caminho dos sonhos”. No bairro da Trindade, o espaço NaCasa Coletivo Artístico recebe a exposição da artista plástica Yannet Briiggiler “Pátio de Verão”.

Ainda no centro de Florianópolis, o roteiro pode ser diversificado e extenso. Participam o Museu Victor Meirelles, com as exposições “Em Branco & Preto”, de Eli Heil, e os desenhos desenvolvidos com fios de cabelo pela artista plástica Bianca Tomaselli; no Palácio Cruz e Sousa será possível participar de uma visita guiada ao Museu Histórico, das 10 às 16h; na galeria Pedro Paulo Vichetti a atração é a exposição “NadaTudo”, do fotógrafo catarinense Rodrigo Ormond. Logo ao lado, na sede da Aliança Francesa, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história do francês George Brassens; na Fundação Cultural Badesc, 17 artistas participam da exposição “Córdoba-Florianópolis”.

Para finalizar o passeio, ainda é possível visitar a Galeria de Arte Ernesto Meyer, dentro da Alesc, com a exposição “Zumblick Iluminado”; e a Loja 55, na Rua Tiradentes, com a exposição “Mundo Cão”, de Raphael Augusto. Todas as exposições podem ser visitadas das 10 às 18h.

Um outro endereço indispensável é o Centro Integrado de Cultura (CIC), que será palco para diversas atividades relacionadas às artes plásticas. No dia 22/3, das 10 às 22h, é possível visitar a exposição de fotografias do renomado Paulo Greuel, “Na coleção Chateubriand”, que faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e durante a Maratona Cultural de Florianópolis estará no Masc (Museu de Arte de Santa Catarina), onde também estará a exposição “Fotografias contemporânea brasileiras: imagens, vestígios, ruídos”.

Já no Museu Imagem e Som (Misc) a atração é a exposição coletiva “Floripa na Foto”, com produção de 15 convidados. No dia 23/3, no Teatro Ademir Rosa, é possível conferir as exposições: “Entre nada e lugar nenhum” (Otávio Nogueira); “Depois da Água (Telma Scherer), “Lar, salgado lar” (Daniel Geib, Pedro Cunha, Thiago Santos, Robson Nunes e Victor Piedade); e “América Andina” (Daniel Macuso). Todas, das 10 às 22h.

Na Lagoa da Conceição outros quatro espaços foram ativados para a Maratona Cultural: o Casarão Bento Silvério, com a exposição “Amor e Ponto”, de Jamilly Machado; o Espaço Cultural Ponto d’arte, com a coletânea “O Ponto”, que conta com peças de 18 artistas; o Ateliê Luciano Martins com duas exposições: “Europa no guardanapo” e “Releituras”, ambas com obras do próprio artista; e o Espaço Cultural Bodega, que recebe as exposições “Mover-se”, de Yolanda Costa, e “Despertar da alma”, de Rei Martin.

Todos os espaços na Lagoa da Conceição ficarão abertos para visitação em 22 e 23/3, das 10 às 18h.

No Norte da Cidade, as opções são em Santo Antônio de Lisboa, com a Cor Galeria recebendo a exposição “Vazio Expandido”, de Joelson Bugila, e a Casa Açoriana, que abre as suas portas para a exposição “Coletiva de verão”, contemplando nomes tradicionais das artes plásticas de Florianópolis, como Silvio Pléticos, Janga e Letícia Cardoso.

Em Jurerê Internacional, não dá para deixar de visitar o Espaço Cultural Flávia Tronca, com a exposição “Marulho”, da própria artista.

A Maratona Cultural ainda tem outras intervenções artísticas, como o Espaço Cultura Digital, no Museu da Escola Catarinense (MESC), que, em parceria com a Alquimídia, irá promover uma virada digital, a “Hackathon”, das 10 às 20h.

No Sapiens Park, a atração será a participação do projeto Museus Virtuais, com uma viagem a museus do mundo, por intermédio do Google Arte Project. Com duração de uma hora, as sessões serão realizadas às 15h30 e às 17h.

E para quem tem curiosidade em saber a história das principais construções do Centro Histórico de Florianópolis, a participação no “Floripa Walking Tour” é imperdível.

Com duração aproximada de duas horas, o passeio passará por 17 pontos do centro histórico da cidade, nos quais os guias contarão sobre a história e memória do local. O passeio ocorre nos dias 22 e 23/3, às 15h, com saída em frente a agência da Caixa Econômica Federal (Poeta Zininho), na Praça XV.

A Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Governo do Estado de Santa Catarina, Tractebel Energia, Caixa Econômica Federal e Da Magrinha. Lembrando que todas as atrações são gratuitas e em espaços fechados e com limitação de público os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da atração.