Não sei o quanto acontece com os homens, mas com as mulheres com certeza acontece muito: comprar roupas ou acessórios por impulso. Essas roupas se acumulam nos armários, esperando pela ocasião para serem usadas ou mesmo esquecidas.
Pensando na impossibilidade de uma mulher ter sempre as peças que deseja no guarda-roupa, surgiu o app Stylend – uma brincadeira com as palavras Style (estilo) e Lend (emprestar/ alugar). A app é uma comunidade peer-to-peer que permite o empréstimo ou troca de roupas entre utilizadoras, via redes sociais.
Há duas opções para as emprestadoras: uma em que as participantes listam as suas roupas de design, encontram quem as vai usar ao vivo e cuidam da limpeza após a devolução, com um lucro de 70% do aluguel. Já no segundo formato, o Concierge, a Stylend cuida de todo o processo, buscando na emprestadora, listando no diretório e entregando a quem alugar. Neste caso, quem fornece o outfit recebe apenas 50% o preço total pago.
Além de evitar roupas de lojas de aluguel, quase sempre com os mesmos estilos, a iniciativa também permite que a compra de roupas de valor elevado seja recapitalizada. Isso me parece também uma iniciativa interessante para as grandes marcas (e mais caras) se aproximarem de outros targets. À medida que pagar algumas centenas de Reais por uma roupa puder ser abatido com alguns aluguéis, já está valendo investir em peças melhores e mais caras.
A aplicação diz muito sobre as novas modalidades de comércio social que estão surgindo e sobre outras possibilidades de promoção e divulgação que agências de Live Marketing precisam buscar para atender futuros clientes. A iniciativa está sendo testada na mesma cidade norte-americana dos drones-farmácia, San Francisco.