Experiência de Marca

Giraffas apresenta game inédito no papel de bandeja

É a primeira vez que o<em> touch screen</em> de um aparelho celular reconhece o toque de algo que não seja o dedo de um usuário e isso só foi possível após uma combinação das diferentes ferramentas disponíveis nos celulares.

Ícone das grandes redes de restaurantes, o papel de bandeja do Giraffas será protagonista de um game mobile de futebol – o “GiraGol”, criado pela Mood.

A agência transformou as lâminas de papel da rede em um campo de futebol para o aplicativo, que promete tornar as refeições dos clientes muito mais divertidas. Por meio de uma combinação de tecnologias desenvolvida durante seis meses, o game proporcionará tanto a experiência física, quanto a digital, na qual o usuário é o atacante, e o celular o gol/goleiro.

É a primeira vez que o touch screen de um aparelho celular reconhece o toque de algo que não seja o dedo de um usuário e isso só foi possível após uma combinação das diferentes ferramentas disponíveis nos celulares.

Foto: Divulgação/Giraffas.

GiraGol _giraffas

Mais de quatro milhões de papéis de bandeja “GiraGol” já foram distribuídos entre os mais de 410 unidades do Giraffas no Brasil, possibilitando ao público experimentar o aplicativo em todos restaurantes da marca.

Ao receber sua refeição, o cliente logo verá, no papel de bandeja, o convite para fazer o download do aplicativo, e, em seguida, para destacar a bolinha de papel e iniciar o jogo que consiste em uma disputa de pênaltis.

Primeiro é preciso programar o goleiro indicando o local do gol em que ele fará a defesa. Depois é só dar um “chute” com os dedos, o famoso “peteleco”, na bolinha de papel em direção à meta.

Após o lance, a bola se projeta para dentro da tela, onde o desafio é escapar da defesa do goleiro. Esse, desenvolvido em animação numa parceria com a Pixellabs, é acionado assim que a bola tocar a tela do smartphone.

O reconhecimento da bolinha de papel pela tela do celular, inédito até então, só foi possível após diversos testes realizados pela agência, que chegou a uma combinação de três diferentes ferramentas encontradas nos celulares: câmera frontal, acelerômetro e microfone.

Primeiro, a câmera reconhece o papel de bandeja e a distância do chute, atribuindo diferentes pontuações para cada uma delas. O acelerômetro calcula a trajetória e reconhece o impacto da bola na tela, ativando o movimento do goleiro. O microfone, por sua vez, reconhece o local do impacto, determinando a área do gol onde a bola virtual deverá aparecer.

“Estamos felizes em investir em um game inédito que proporciona aos clientes um alto nível de envolvimento com a marca, aproximando cada vez mais do cotidiano deles”, explica Ricardo Guerra, diretor de marketing do Giraffas.

“Diversas variações do futebol marcaram as nossas infâncias. Futebol de botão, pebolim, futebol de dedo… Essa última nos dá uma oportunidade enorme de estabelecer um vínculo emocional com o consumidor. É a chance de criar uma convergência digital e de associar a marca Giraffas às melhores lembranças do passado”, ressalta o head de convergência da Mood, André Felix.

“Além disso, criamos uma experiência no ponto de venda e transformamos o papel de bandeja em uma peça com engajamento e relevância para quem está no restaurante”, completa André.

Foto: Divulgação/Giraffas.

gira gol giraffas

“GiraGol” ainda pode ser jogado em dupla. Basta apenas conectar-se ao celular de outra pessoa, por meio do Bluetooth. Enquanto um jogador chuta, o outro é responsável por escolher previamente o local de defesa do goleiro. Em seguida os papéis se alternam.

Além dos jogadores, o aplicativo também conta com a torcida, que reage de acordo com cada lance. Os resultados da disputa podem ser compartilhados pelos usuários em suas redes sociais.

Para jogar é imprescindível o uso do papel de bandeja e de bolinhas de papel que não sejam da cor branca. A imagem da lâmina também será disponibilizada para impressão nas páginas do Giraffas no Facebook e no Twitter para que o jogo não fique restrito às lojas e possam ser jogados novamente pelos consumidores, em qualquer lugar.

Para divulgar o lançamento, a Mood também desenvolveu uma campanha nacional, a qual contará com peças para as páginas do Giraffas nas redes sociais, além de mídia mobile. O aplicativo “GiraGol” já está disponível para download em smartphones iOS, na AppStore e para Android a partir do dia 23/5, no Google Play Store.

Confira mais no videocase: